20.4 C
Brasília
31/03/2025
AMAPÁ

Governo prioriza Convenção da ONU sobre Deficiência

A coordenadora de Políticas para a Integração da Pessoa com Deficiência da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Izabel Maior, afirmou que a prioridade do governo federal é ratificar a Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O do***ento foi aprovado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2006.

Segundo Izabel, o Estatuto da Pessoa com Deficiência (PL 7699/06) precisa ser discutido a partir dos princípios da convenção. Ela lembrou que o texto da ONU foi discutido durante quatro anos e aprovado por 192 países. Desse total, cerca de 12 países já ratificaram o do***ento, que ainda precisa da confirmação de outros 20 países para entrar em vigor.

Status constitucional
A coordenadora solicitou que a convenção entre em vigor com status constitucional, como permite a Constituição. Atualmente, porém, os tratados e convenções internacionais entram no ordenamento jurídico como lei ordinária. A coordenadora informou que a aprovação da convenção pelo Brasil também é uma prioridade do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência.

Izabel Maior participa neste momento de comissão geral da Câmara sobre o Estatuto do Portador de Deficiência. O evento ocorre no Plenário Ulysses Guimarães.

Related posts

POR LEI, SURDOS TERÃO INTÉRPRETES NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Eraldobr

Lei das contas em braile ainda não vigora

Eraldobr

Mais de 520 deficiêntes vão receber cadeiras de rodas

Eraldo

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais