O Senac do Maranhão acaba de lançar, em São Luiz, o projeto de inclusão social O Senac faz a sua Parte – Deficiência e Competência, que contribuirá para a capacitação profissional de pessoas portadoras de deficiência na região.
O presidente da entidade, José Arteiro da Silva, celebrou também um convênio com algumas das principais instituições de assistência a portadores de deficiência, como o Centro Dialético dos Pais e Amigos dos Especiais, a Associação dos Lesados Medulares, a Associação de Surdos do Maranhão e a Associação dos Deficientes Visuais do Maranhão.
As atividades serão iniciadas na primeira semana de setembro, e, inicialmente, 125 pessoas – entre portadores de deficiências mental, física, visual ou motora – serão beneficiadas pelas ações.
O alcance social e inclusivo do projeto destaca-se pela abrangência de suas atividades, que contemplam não só a promoção da qualificação profissional, mas, também, a verificação da situação sócio-econômica dos alunos e dos egressos dos cursos, orientação sobre temas de interesses pessoais e sociais, cadastro no Serviço de Encaminhamento de Egressos ao Mercado de Trabalho do Senac e apresentação dos alunos aprovados à organizações que fazem intermediação com o mercado de trabalho.
De acordo com dados do último Censo, divulgado pelo IBGE em 2002, o Brasil possui cerca de 24,5 milhões de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência