LEIS ESTADUAISRONDONIA

Ônibus adaptados para pessoas com deficiência

Os três primeiros ônibus especialmente adaptados para o atendimento de deficientes físicos chegaram a Porto Velho no início desta semana e já estão recebendo a regularização junto ao Detran e Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) para que já a partir da sexta-feira (8/6), estejam liberados para o transporte de passageiros.

Segundo o Secretario Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran) de Porto Velho, Cláudio Carvalho, a chegada desses ônibus adaptados faz parte da programação da renovação da frota do transporte coletivo prometida pelo prefeito Roberto Sobrinho e que, além de melhorar a frota com os novos ônibus, é também uma política de inclusão social para uma parcela da sociedade que tinha sido esquecida pelo poder publico “e a atual administração municipal está resgatando.”

De acordo com Ronaldo Marciano, gerente-administrativo da empresa Três Marias, estes três primeiros veículos adaptados (de um universo de sete veículos) serão utilizados nos itinerários Nacional, Guajará Via 4 de Janeiro e Interbairros 030.

Os veículos são diferenciados dos demais pois possuem, na porta do meio do veículo, uma espécie de plataforma pequena que se inclina para o embarque dos passageiros “especiais” e que, por controle do motorista, esta rampa sobe até o acesso único destinado logo na porta.

Ronaldo Marciado disse ainda que se o veículo estiver lotado, a porta com a plataforma só será utilizada pelos demais passageiros para o desembarque, ou seja, a saída.

O secretário Cláudio Carvalho disse que se houver uma demanda maior e conseqüentes exigências dos usuários, as poltronas destinadas aos deficientes serão ampliadas em número.

Os demais quatro veículos adaptados prometidos pelas empresas de transporte e pela Prefeitura devem chegar a Porto Velho a partir da próxima segunda-feira, conforme vão sendo entregues pela empresa que os constrói e vende. Os demais ônibus considerados convencionais (ou comuns), de uma promessa de 18, também têm previsão de chegada à Capital a partir do dia 15.

 http://www.rondonoticias.com.br/showNew.jsp?CdMateria=62971&CdTpMateria=7

Related posts

Instituições financeiras de Ouro Preto desrespeitam as leis de acessibilidade e do atendimento prioritário

Eraldobr

Casa dos Especiais encerra ano com 110 estudantes em Imperatriz

Eraldobr

Governo garante profissionalização de alunos da rede estadual com deficiência

Eraldobr

Leave a Comment