A primeira ação do projeto “Sentindo São Luís” teve início ontem, 30, com a visita de 46 deficientes visuais à Biblioteca Pública Benedito Leite. O projeto é uma iniciativa da secretaria de Educação (Seduc), por meio do Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas Cegas (CAP).
O projeto tem como objetivo proporcionar ao deficiente visual a possibilidade de conhecer São Luís pela informação e seus diversos sentidos ativos. Nesse processo os portadores de deficiência visual conhecem a história e o espaço físico dos pontos mais importantes da cidade, como bibliotecas, museus, teatros, centro histórico, escolas, faculdades, cinemas, entre outros.
A diretora do CAP, Maria Soraia Faria Corrêa, informou que antes da visita a equipe do centro prepara uma maquete do prédio a ser visitado, com o cuidado de explicar as dimensões de espaço, repartições e mobiliários, além de contar toda a história do prédio, desde sua fundação até o homenageado que recebeu seu nome.
Ontem, 30 adultos do turno matutino e 16 crianças do turno vespertino visitaram a Biblioteca Benedito Leite. Eles estavam acompanhados da diretora geral, Maria Soraia Corrêa; o diretor adjunto, Paulo Roberto; a professora de orientação e mobilidade, Nágila Cristina; a professora de Atividade da Vida Diária, Wernildes Cunha; a professora de alfabetização de Braille, Gildaires Freitas e a terapeuta ocupacional, Silma Oliveira.
Na biblioteca, os visitantes foram acompanhados pela diretora de divisão de apoio técnico da instituição, Aline Carvalho, e a responsável pelo setor Braille, Ilka Ocirema. Eles conheceram todos os setores da biblioteca, e receberam explicações do responsável por cada seção, inclusive a de empréstimo de livros e foram informados sobre o cadastro.