Os três primeiros ônibus adaptados para pessoa com de deficiência entram em circulação a partir desta quarta-feira (6). O compromisso foi firmado pelas empresas de ônibus de Porto Velho em audiência realizada na sexta-feira (1), na 8ª Promotoria (Casa da Cidadania), coordenada pelo Promotor de Justiça Ivanildo de Oliveira.
Até o dia 15 de junho, as empresas de ônibus colocarão mais quatro veículos adaptados em circulação. Caso esses prazos não sejam ***pridos, o Ministério Público pode entrar com a execução judicial do termo de compromisso.
Participaram da reunião representantes das empresas de transporte coletivo urbano da capital, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Porto Velho (SET), Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SEMTRAN), Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Rondônia (Asponeron) e Casa de Saúde Santa Marcelina.
Na abertura da reunião, o Promotor Ivanildo Oliveira fez um rápido relato de todo o procedimento tomado pelo Ministério Público para implantação dos ônibus adaptados na capital, enfatizando a demora das empresas colocarem esses veículos em circulação.
A SEMTRAN alegou que vem cobrando a entrega de mais ônibus para a cidade, incluindo os adaptados. As empresas, por sua vez, alegaram que o atraso na chegada dos ônibus adaptados se deu por causa das montadoras.