04/04/2025
LEIS ESTADUAISRONDONIA

Ônibus adaptados para pessoas com deficiência

Os três primeiros ônibus especialmente adaptados para o atendimento de deficientes físicos chegaram a Porto Velho no início desta semana e já estão recebendo a regularização junto ao Detran e Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) para que já a partir da sexta-feira (8/6), estejam liberados para o transporte de passageiros.

Segundo o Secretario Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran) de Porto Velho, Cláudio Carvalho, a chegada desses ônibus adaptados faz parte da programação da renovação da frota do transporte coletivo prometida pelo prefeito Roberto Sobrinho e que, além de melhorar a frota com os novos ônibus, é também uma política de inclusão social para uma parcela da sociedade que tinha sido esquecida pelo poder publico “e a atual administração municipal está resgatando.”

De acordo com Ronaldo Marciano, gerente-administrativo da empresa Três Marias, estes três primeiros veículos adaptados (de um universo de sete veículos) serão utilizados nos itinerários Nacional, Guajará Via 4 de Janeiro e Interbairros 030.

Os veículos são diferenciados dos demais pois possuem, na porta do meio do veículo, uma espécie de plataforma pequena que se inclina para o embarque dos passageiros “especiais” e que, por controle do motorista, esta rampa sobe até o acesso único destinado logo na porta.

Ronaldo Marciado disse ainda que se o veículo estiver lotado, a porta com a plataforma só será utilizada pelos demais passageiros para o desembarque, ou seja, a saída.

O secretário Cláudio Carvalho disse que se houver uma demanda maior e conseqüentes exigências dos usuários, as poltronas destinadas aos deficientes serão ampliadas em número.

Os demais quatro veículos adaptados prometidos pelas empresas de transporte e pela Prefeitura devem chegar a Porto Velho a partir da próxima segunda-feira, conforme vão sendo entregues pela empresa que os constrói e vende. Os demais ônibus considerados convencionais (ou comuns), de uma promessa de 18, também têm previsão de chegada à Capital a partir do dia 15.

 http://www.rondonoticias.com.br/showNew.jsp?CdMateria=62971&CdTpMateria=7

Related posts

Promotor detecta irregularidades em Centro de Atendimento para Surdos

Eraldobr

Empresas começam a substituir frota de ônibus

Eraldobr

Governo garante profissionalização de alunos da rede estadual com deficiência

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais