O Governo do Estado por meio da Secretaria de Assistência Social viabilizou a participação de dez delegados de Rondônia na 2ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência que está acontecendo no Centro de Convenções de Brasília.
O evento tem previsão de reunir cerca de duas mil pessoas entre delegados e observadores de todo o País.
Com o tema Inclusão, Participação e Desenvolvimento: Um Novo Jeito de Avançar, o encontro segue até quinta-feira com o objetivo de analisar os avanços e discutir estratégias para a inclusão desta população que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 24,5 milhões. A programação foi dividida em eixos temáticos sobre Saúde, Reabilitação Profissional, Educação, Trabalho e Acessibilidade.
A delegação rondoniense embarcou na tarde do último domingo, no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira em Porto Velho, onde um grupo de técnicos da Seas acompanhou todo o processo da viagem para assegurar a presença dos delegados de Rondônia, eleitos durante a 2º Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência realizada em Porto Velho no último mês de setembro.
Segundo a secretária estadual de Assistência Social , Tânia Pires, o Estado de Rondônia está num estágio bastante avançado no que tange as políticas públicas para pessoas com deficiência. “No decorrer da nossa conferência estadual que reuniu delegados dos 52 municípios, os palestrantes convidados que têm uma visão de Brasil, reconheceram que temos propostas inéditas e que devem ser seguidas por outras unidades da federação”, declarou a secretária.