20.4 C
Brasília
31/03/2025
ESPIRITO SANTO

Diamantino Joaquim vence prova em cadeira de rodas

O atleta Diamantino Joaquim, deficiente físico da organização Amimga, sagrou-se ontem vencedor da prova em cadeira de rodas alusiva ao Dia da Paz, ao totalizar dez voltas em 12 minutos e 16 segundos, na pista do Campo do Ferrovia.
Nas posições imediatas seguiram-se Venâncio Tomás (13 minutos e 26 segundos) e Sousa Carlos (14 minutos 5 segundos), ambos da Associação dos Militares e Mutilados de Guerra (Amimga).

Para os deficientes físicos com próteses, em atletismo, venceu António Soma com três voltas, em quatro minutos e 25 segundos, seguido por Monteiro Domingos e Simão António, com 5min e 13 segs.
O coordenador provincial da comissão paralímpica, António Nicolau, mostrou-se satisfeito pela participação dos deficientes nas comemorações do quinto aniversário da paz, realçando que esses gestos visam a consolidação da união e reconciliação nacional.
Acrescentou que a demonstração das pessoas deficientes nas acções desportivas espelham bem o que o seu pelouro e os parceiros sociais têm vindo a desenvolver ao nível da província, na inserção destas na vida social e a contribuição dos mesmos na prosperidade do país.
Por seu turno, o coordenador da associação educativa e cultural “Palanca Negra”, Domingos Cahoji, considerou a acção desportiva e cultural no seio dos deficientes como um projecto que a sua organização pretende desenvolver, juntando-se aos esforços do governo na construção, reconciliação e a convivência na diferença entre as comunidades.
Esta é a primeira actividade do género realizada pela associação educativa e cultural “Palanca Negra”, que tem, entre outras acções sociais, a sensibilização sobre riscos de minas, através do teatro e músicas tradicionais.
As actividades desportivas prosseguem esta tarde com uma partida de futebol, no estádio 1º de Maio, entre as equipas do Vibrantes e Pecandec Sport Clube.

Related posts

Grupo Acessibilidade Já realiza ação na Chácara Dona Catarina

Eraldobr

Sexualidade de jovem especial desafia pais

Eraldobr

Deficiente física de Vitória relata dificuldades ao andar em calçadas

Eraldo

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais