Sabe-se que o mercado de trabalho está mais concorrido e com menos vagas a cada dia, exigindo sempre profissionais especializados e com experiência, esse quadro se agrava quando o profissional é deficiente e tem difícil acesso a cursos de especializações. O número de instituições no Brasil que prestam alguma assistência há pessoas com deficiência, sejam elas públicas ou privadas, em sua grande parte não fornecem um serviço de capacitação completo e de alto nível técnico para formação de profissionais gabaritados na área de tecnologia
Justificativa
Com o objetivo de capacitar pessoas com deficiência auditiva e torná-los profissionais de alto nível técnico para a fabricação de SOFTWARES, buscando atender a grande demanda do mercado brasileiro e as empresas que se instalarão na cidade digital o Instituto Cultural e Profissionalizante de Pessoas Portadoras de Deficiência está no desenvolvimento da primeira fábrica de softwares do Brasil administrada por uma entidade sem fins econômicos.
Fábrica de Software visa qualificar, capacitar e usar a mão de obra que será extraída dessa qualificação, a fim de proporcionar um serviço de qualidade e alocar no mercado de tecnologia da informação os deficientes atendidos pelo projeto, trazendo qualidade de vida e inserção social.
Como projeto final do treinamento, será criado um ambiente de desenvolvimento (Framework), em português, aumentando a produtividade nos projetos de software e reduzindo a curva de aprendizado para os atuais e futuros profissionais.
O conceito de Fábrica de Software pode ser definido como o conjunto de Recursos (Humanos e Materiais), Processos e Metodologias estruturados de forma semelhante às indústrias tradicionais, utilizando as melhores práticas criadas para o processo de desenvolvimento de software.
A capacitação do projeto Fábrica de Software visa dispor o recurso humano para a implementação da fábrica em parceria a profissionais qualificados e experientes do
mercado de tecnologia da informação. Esse treinamento formará programadores com noção sólida em banco de dados e lógica de programação.
O treinamento será baseado em um Framework (ou arcabouço), que é uma estrutura de suporte definida em que um outro projeto de software pode ser organizado e desenvolvido. Um framework pode incluir programas de suporte, bibliotecas de código, linguagens de script e outros softwares para ajudar a desenvolver e juntar diferentes componentes de um projeto de software.
Frameworks são projetados com a intenção de facilitar o desenvolvimento de software, habilitando designers e programadores a gastarem mais tempo determinando as exigências do software do que com detalhes tediosos de baixo nível do sistema.
O framework sera ampliado e melhorado pela própria equipe de desenvolvimento de software, de acordo com as necessidades mercadológicos e dos projetos envolvidos
Pretende-se desenvolver ações de curto, médio e longo prazos para atender à demanda do mercado de trabalho e agir frente às expectativas das empresas que por conta da Lei N° 8.213/91 deverão reservar mais de 15.000 vagas para as pessoas com deficiência só no Distrito Federal. Tais ações visam preparar as pessoas com deficiência para enfrentar a concorrência no mercado de trabalho e ter êxito nas contratações e permanência dentro das empresas.
Objetivo Geral
O Projeto Fábrica de software para pessoas com deficiência, tem como finalidade montar uma estrutura física com alta tecnologia em hardware, software livre e capacitar uma equipe inicial de 20 pessoas com deficiência física ou auditiva, visando atender a uma crescente demanda por soluções tecnológicas vindas do governo, terceiro setor e iniciativa privada.
A Fábrica de Software irá capacitar jovens para ingresso no mercado.
Nessa capacitação os alunos que obtiverem melhor aproveitamento farão parte do quadro da fábrica, e os demais em parceria firmada com a empresa CTIS, Locness Informática, serão encaminhados para suprimento de vagas destas empresa.
A continuação da Fábrica se dará através de capitação de Projetos para confecção de software e formação de mais turmas.
Objetivos Específicos
Capacitar Jovens deficientes para construção de uma fabrica de software, que vise oferecer serviços para dar continuidade ao projeto inicial de capacitação e gerar renda para os jovens que comporão a fábrica.
Oferecer aos nossos parceiros , mão de obra qualificada para suprimento de suas demandas, alguns profissionais serão absorvidos pelo mercado de trabalho e outros serão selecionados para a equipe da Fábrica de Software. Além da seu aspecto social, o projeto de capacitação irá proporcionar a força motriz inicial do projeto Fábrica de Software. Com a estrutura montada, a fábrica poderá fornecer soluções em tecnologia da informação para o empresas privadas, setor público e terceiro setor.
Qualificar profissionais para o ingresso no mercado de trabalho na área de tecnologia da informação, com habilidades e competências para atuar no desenvolvimento de soluções informatizadas
Após o término do período de treinamento técnico, os alunos terão adquiridos habilidades e competências para executar projetos da Fábrica de Software, sendo o primeiro deles o desenvolvimento de um web callcenter, onde poderá ser operado por outros deficientes.
Programação e do***entação de um ambiente de desenvolvimento em português (Framework )
O web callcenter será comercializado, em um primeiro momento, para médias e grandes empresas localizados no setor de indústria de Brasília.
Perfil dos Candidatos interessados em se inscreveram no Projeto Fábrica de Software
Características Técnicas
Pessoa com Deficiência Auditiva
Nível médio completo ou superior cursando
Com conhecimento preferencial em lógica de programação,
Sistema operacional Linux e Windows
Noções de rede e Internet
Informática básica
Conhecimento sólido em sistema operacional
Ferramentas de Escritório (Word, Excel, oppen Office,)
Perfil
Pessoas que estejam cursando a faculdade e que tenha muito interesse em aprender algo novo, e que deseja de sucesso na vida profissional, bom relacionamento em equipe, com tempo disponível para estudos, boa concentração e facilidade em fazer tarefas que necessitem de grande tempo de atenção.
Interessados enviar currículo para Andréa. campos@icpcultural.com.br
Informações 2104.1700