Pesquisa do ICP-Instituto Cultural e Profissionalizante de Pessoas Portadoras de Deficiência aponta que 39 mil pessoas necessitam de cadeiras de rodas em todo o Distrito Federal. A pesquisa foi apresentada nessa semana ao Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Raimundo Ribeiro , pelo Diretor do Instituto, Sueide Miranda Leite, durante a entrega de cadeiras de rodas a pessoas de baixa renda. No total, três famílias foram beneficiadas depois que a secretaria apresentou pedido de doação ao ICP. Davi, um garotinho de seis anos, que nasceu com paralisia cerebral, recebeu uma cadeira personalizada que vai ajudar na correção da postura e dar melhor qualidade de vida para o garoto, que está fora das salas de aulas, porque a mãe não tinha condições de locomovê-lo nos braços. Já a adolescente Kelly Raiane, de 15 anos recebeu uma cadeira de banho, para ajudar na sua higiene e o jovem Rafael de 20 anos, ganhou a sua primeira cadeira de rodas, segundo dona Rosa Ângela Gonçalves e Silva, mãe de Rafael.
Num encontro informal no saguão do ICP, somente com a presença das famílias, o secretário Raimundo Ribeiro e parte dos funcionários do Instituto, o Diretor Sueide ainda aproveitou para pedir ao secretário apoio “Nós temos trinta e nove mil pessoas que não tem condições de comprar e aguardam por uma cadeira de rodas. Essas pessoas estão fora das escolas e do mercado de trabalho, porque para elas fica complicado a locomoção. Então, precisamos de políticas eficientes para as pessoas com deficiência e isso inclui também as doações das cadeiras de rodas. Nós acreditamos que a secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania deve chamar para si a responsabilidade de reversão desse triste quadro”, frisou o diretor do ICP ao formalizar o seu pedido. O Instituto possui quase cinco mil associados e profissionaliza ao ano mil e quinhentas pessoas com deficiência, além de direcioná-los ao mercado de trabalho.
De acordo com o secretário Raimundo Ribeiro , a secretaria já possui registros dessa situação e já busca alternativas de auxilio ás pessoas com deficiência, o Instituto é um parceiro “as pessoas com deficiência nos dão lição de superação de limites, todos os dias. Nós gostaríamos de participar de atos como esse diariamente, (o secretário se referiu a entrega das cadeiras de rodas) e nós temos a intenção de selar parceiras como essas, porque é dever do Estado solucionar não só esse, mas todos os problemas sociais. Essa secretaria foi criada para isso; ser a voz do cidadão junto ao governo e se preciso for, nós “vamos brigar” com o próprio governo, para ver os direitos dos cidadãos sendo respeitados”. Acrescentou Raimundo Ribeiro , ao garantir ao Diretor do ICP, que a secretaria estará unindo forças para solucionar o problema das famílias que aguardam por uma cadeira de rodas, além de trabalhar na criação de melhores políticas para inclusão dos portadores de deficiência na sociedade.
Sueide Miranda Leite Diretor Presidente do ICP www.icpcultural.com.br