Brasília – Deficientes visuais poderão preencher a própria declaração do imposto de renda, pela Internet, com programa oferecido pela Receita Federal, que roda em computadores com programa de voz. Essa é a grande novidade da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2007, que deve ser feita até o dia 30 abril, com base nos rendimentos obtidos em 2006.
Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, o programa vai permitir ao deficiente visual ter certeza dos dados passados para a Receita, sem que dependa de outras pessoas para realizar o trabalho.
Na prática, o deficiente visual navegará por uma página contínua, inserindo os dados pedidos e tendo a confirmação do que digitou quando acessar o programa IRPF 2007 na página da Receita Federal. O programa para os deficientes visuais funcionará desde que o computador do contribuinte já tenha um programa de voz, produto disponível no mercado.
Segundo Adir, não há estimativa de quantos são os contribuintes com deficiência visual, mas é comum o programa de voz nas máquinas dos que não enxergam e trabalham com computador. “O objetivo é permitir a inclusão dessas pessoas. Foi uma reivindicação do Conselho dos Deficientes do Ministério da Justiça e nós nos esforçamos para atendê-la. Acreditamos que a participação será significativa”, revelou o supervisor.
A estimativa é de que a Receita receba 23,5 milhões de declarações neste ano, 1,5 milhão a mais do que em 2006. O programa de preenchimento da declaração estará disponível na página da Receita a partir de amanhã (1º), às 8 horas, quando começa o prazo para entrega da declaração. O endereço é www.receita.fazenda.gov.br.