11/05/2025
RORAIMA

Projeto assegura atendimento a surdos em órgãos públicos

 

As repartições públicas de Mato Grosso deverão oferecer atendimento específico às pessoas surdas. A iniciativa foi apresentada na Assembleia Legislativa pelo presidente da Casa, deputado José Riva (PSD), e será apreciada pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso.

Ela determina que o atendimento seja feito através da Linguagem Brasileira de Sinais – Libras para facilitar o atendimento aos deficientes auditivos. Se aprovado, o projeto abrangerá ainda as fundações e autarquias, onde os servidores também deverão ser habilitados para a comunicação através de Libras.

O PL institui o direito subjetivo público para a prestação de um serviço por parte do poder público, conforme determina a Constituição, que prevê que o estado assegurará condições de integração social ao portador de deficiência e facilitará seu acesso a bens e serviços coletivos.

“Queremos normatizar o atendimento aos portadores de deficiência auditiva para garantir um atendimento eficaz nas dependências dos órgãos públicos”, explica Riva. NÚMEROS – Riva justifica que conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, no Censo 2000, 24,5 milhões de brasileiros apresentaram algum tipo de deficiência. Dentre eles, 4,6 milhões possuem deficiência auditiva e 1,1 milhão são surdas.

Denomina-se deficiência auditiva a diminuição da capacidade de percepção normal dos sons, sendo considerado surdo o indivíduo cuja audição não é funcional na vida comum, e parcialmente surdo, aquele cuja audição, ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva.

Fonte: Assessoria

Related posts

Deputado quer ampliar isenção para deficientes

Eraldobr

Deficientes lutam por um lugar ao sol

Eraldo

O evento tem como objetivo mobilizar e sensibilizar a sociedade para a importânc

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais