23.5 C
Brasília
05/02/2025
RG do NORTE

Adefal abre campanha para incluir deficiente no trabalho

Começou nesta quarta-feira, em Alagoas, uma campanha que pretende aumentar a inclusão dos portadores de deficiência no mercado de trabalho. Além de garantir um direito previsto por lei, a campanha também vai orientar os candidatos a fazer o currículo.

No setor de Recursos Humanos da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) há mais de mil currículos de pessoas à espera de uma oportunidade de emprego, mas se sobra mão-de-obra falta qualificação para atender as exigências das empresas.

E a psicóloga da Adefal, Ana Karyne Araújo, aponta algumas deficiências: "O primeiro obstáculo é a baixa escolaridade de muitos, a segunda é que o currículo apresenta dados incompletos. Dentre eles, a dificuldade para contato é grande porque o número do fone nem sempre é do pretendente ao emprego. E há ainda o fato de que as pessoas muitas vezes se esquecem de relatar o seu tipo de deficiência, no que ajuda muito na hora de encaminhar uma pessoa para essa ou aquela empresa".

O desempregado Josenaldo de Lima e Silva reconhece que é preciso se qualificar cada vez mais para conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Já o recepcionista Valdivar Nascimento, que passou dez anos desempregado, lembra que o deficiente também pode dar a sua contribuição para o engrandecimento de uma empresa.

Adequar as partes – E é para tentar mudar esta realidade que a Adefal está fazendo esta campanha de inclusão do portador de deficiência no mercado de trabalho. Daí, a meta é requalificar criando novas oportunidades. A presidente da Adefal, Roseane Freitas, afirma que "a preocupação é que a gente possa identificar qual é a necessidade, tanto do mercado de trabalho, do que ele está necessitando, quanto da pessoa com deficiência para que se possa adequar as duas partes".

Segundo o IBGE, em Alagoas há 452 mil portadores de deficiência e há 16 anos é obrigatória a garantia de vagas para o deficiente físico, mas de acordo com a Adefal não há estatísticas de quantas empresas ***prem esta determinação no Estado.

Os currículos são enviados diretamente para a Adefal, que fica no bairro do Farol, em Maceió, e maiores detalhes podem ser obridos pelo fone (82) 2121-8659. (Gazetaweb, com informações da TV Gazeta)

Related posts

Para especialistas, direito de deficientes não são cumpridos

Eraldobr

Fórum discute situação de deficientes

Eraldobr

RÚGBI EM CADEIRA DE RODAS

Eraldobr

Deixe um comentário