Começou nesta quarta-feira, em Alagoas, uma campanha que pretende aumentar a inclusão dos portadores de deficiência no mercado de trabalho. Além de garantir um direito previsto por lei, a campanha também vai orientar os candidatos a fazer o currículo.
No setor de Recursos Humanos da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) há mais de mil currículos de pessoas à espera de uma oportunidade de emprego, mas se sobra mão-de-obra falta qualificação para atender as exigências das empresas.
E a psicóloga da Adefal, Ana Karyne Araújo, aponta algumas deficiências: "O primeiro obstáculo é a baixa escolaridade de muitos, a segunda é que o currículo apresenta dados incompletos. Dentre eles, a dificuldade para contato é grande porque o número do fone nem sempre é do pretendente ao emprego. E há ainda o fato de que as pessoas muitas vezes se esquecem de relatar o seu tipo de deficiência, no que ajuda muito na hora de encaminhar uma pessoa para essa ou aquela empresa".
O desempregado Josenaldo de Lima e Silva reconhece que é preciso se qualificar cada vez mais para conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Já o recepcionista Valdivar Nascimento, que passou dez anos desempregado, lembra que o deficiente também pode dar a sua contribuição para o engrandecimento de uma empresa.
Adequar as partes – E é para tentar mudar esta realidade que a Adefal está fazendo esta campanha de inclusão do portador de deficiência no mercado de trabalho. Daí, a meta é requalificar criando novas oportunidades. A presidente da Adefal, Roseane Freitas, afirma que "a preocupação é que a gente possa identificar qual é a necessidade, tanto do mercado de trabalho, do que ele está necessitando, quanto da pessoa com deficiência para que se possa adequar as duas partes".
Segundo o IBGE, em Alagoas há 452 mil portadores de deficiência e há 16 anos é obrigatória a garantia de vagas para o deficiente físico, mas de acordo com a Adefal não há estatísticas de quantas empresas ***prem esta determinação no Estado.
Os currículos são enviados diretamente para a Adefal, que fica no bairro do Farol, em Maceió, e maiores detalhes podem ser obridos pelo fone (82) 2121-8659. (Gazetaweb, com informações da TV Gazeta)