Na quarta-feira (9), a programação reservou uma caminhada pelas principais ruas do centro da cidade, levando mais de 300 portadores de deficiência a chamar atenção da população para a consciência de igualdade para todos. A caminhada começou por volta das 10 horas na Praça Marques da Silva e contou com a participação dos secretários Josenildo Souza (Limpeza e Iluminação Pública), Caroline Albuquerque (Seduh), os vereadores Daniel Rocha e Tarcizo Freire, funcionários públicos e da sociedade em geral, pois por onde passava a caminhada ganhava mais adeptos.
Além das personalidades, cadeirantes, deficientes visuais, pessoas com má formação, pacientes do Centro de Medicina Física e Reabilitação (Cemfra), da Pestalozzi e familiares de pessoas com necessidades especiais foram as ruas mostrar para a sociedade as deficiências e limitações destes grupos, inclusive dando a oportunidade para que uma pessoa em normais condições físicas possa sentir, na prática, algumas das dificuldades enfrentadas pelos portadores de deficiência.
Na quinta-feira (10) foi realizada, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), uma palestra de sensibilização sobre as Leis e procedimentos que tratam do tema. Participaram da palestra o presidente da Associação dos Deficientes, Adriano Targino, o vereador Daniel Rocha e o diretor do Cemfra, Marcos Pontes, além de diretores do CDL e representantes do comércio.
Durante o encontro foram abordadas a Lei Federal e as regras estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT e que tratam da acessibilidade. Na oportunidade foram apresentadas cenas do cotidiano do comércio local, registradas em fotos, e que demonstram os erros cometidos por estabelecimentos comerciais, bancários, residências e até mesmo órgãos municipais no que se refere às garantias de acesso aos portadores de necessidades especiais.
Na seqüência foram debatidas alternativas de adaptação e de sensibilização de comerciantes para a adequação às Leis que tratam do tema. “A legislação existe e precisa ser cumprida. Mas se trata muito mais de uma conscientização da população sobre o direito de acesso que é de todos”, comentou a Secretária Caroline Albuquerque.
Finalizando as atividades, no dia 11 pela manhã, houve um seminário no auditório do Sebrae. No período da tarde, foram realizados eventos esportivos no Lago da Perucaba. O encerramento se deu em grande estilo, à noite, com apresentações artísticas no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves.