28.5 C
Brasília
03/04/2025
ACRE

Inclusão de Down é tema de seminário

Falar sobre inclusão de pessoas portadoras de síndrome de down é um dos objetivos do 10º Seminário sobre a Síndrome de Down, que vai acontecer na próxima quinta-feira (13) e sexta-feira (14), no auditório do CTGás. O seminário, que terá como tema ‘‘Da fundação à Modernidade’’, também será em comemoração aos 25 de existência da Associação Síndrome de Down do Rio Grande do Norte (ASD/RN). Interessados podem se inscrever na sede da associação, localizada na Avenida Alexandrino de Alencar, nº 1900, Tirol.

‘‘Não queríamos deixar passar em branco essa nossa luta constante para a inclusão. A gente luta mesmo com força, vontade e garra’’, disse a presidente da associação, Maria Fernandes. Entretanto, ela revela que mesmo nos dias atuais, com toda a informação sobre o assunto, muitas pessoas ainda não aceitam os portadores da síndrome. ‘‘O preconceito ainda é muito grande, mesmo com todo esse trabalho’’, lamenta.

Maria Fernandes também é mãe de uma jovem de 18 anos e portadora da síndrome, Thaíse Fernandes, e sabe das dificuldades no cotidiano dessas pessoas. ‘‘Minha filha tem um bons relacionamentos na escola. Tem os amigos que conversam, abraçam. Mas tem outros que passam indiferentes. Ela percebe quando é discriminada’’, relata a presidente.

O importância da escola, inclusive, será tema de uma das sete mesas redondas do evento. Psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, pediatras e promotores de justiça falarão também sobre saúde, a busca da capacidade jurídica, a atuação da família e trabalho. Encerrando o evento, cinco portadores da síndrome, maiores de 25 anos, falarão sobre os desafios de um adulto com a síndrome.

Segundo a presidente, a ASD/RN já foi referência para instituições em outros estados. ‘‘Nossa luta pela inclusão foi precoce. Nós orgulhamos muito disso’’, disse. A tregetória da associação, desde sua fundação em 1983, até hoje será assunto da mesa de abertura do evento.

As vagas para o seminário são limitadas. São 200 vagas e 50 delas já foram preenchidas. O público será formado tanto por profissionais e estudantes de diversas áreas como saúde, educação e justiça, quanto por pais e familiares. A taxa de inscrição para profissionais é de R$ 30 e estudantes é R$ 20.

A Para mais informações, entrar em contato pelo telefone da associação 3201 8141 ou pelo celular da presidente 9471 7006.

Related posts

Hora de superar obstáculos

Eraldobr

Jeitinho – toma vaga dos idosos e deficientes

Eraldobr

Concurso barra veterinário aprovado em 1º lugar por ser deficiente físico

angeloar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais