23.5 C
Brasília
05/02/2025
VEÍCULOS

Ponta Porá debate educação inclusiva

O projeto “Educar na Diversidade” reúne um grupo de profissionais que atuam nas escolas municipais em Ponta Porã e desenvolvem atividades relacionadas à prática de educação inclusiva. Recentemente, um evento coordenado pela secertaria municipal de educação reuniu professores e especialistas para tratar de práticas de ensino inclusivas, combate à exclusão e diversidade de estilos e de aprendizagem nas salas de aula.
O seminário contou com a presença da professora Amélia Leite de Almeida, doutora e mestre em Engenharia de Produção de Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, chefe da Divisão de Inclusão de Diversidade da UEMS e professora de Pós-Graduação em EAD em Psicopedagogia da Unigran.
 
A secretaria de educação de Ponta Porá já havia desenvolvido a primeira etapa do “Educar na Diversidade” entre outubro e novembro do ano passado. “Agora estamos implementando a segunda etapa, que trata das deficiências. Neste sentido, trouxemos a Ponta Porã uma das maiores especialistas no tema em Mato Grosso do Sul”, explicou Rosinei Carnevale Sandri, psicopedagoga e técnica do Educação Inclusiva da secretaria Municipal de Educação.
“Foi uma excelente oportunidade para a aprendizagem e até mesmo a troca de experiências”, avaliou a psicopedagoda.
 
Amélia discorreu sobre deficiência visual, mental, física e surdez. A adaptação curricular, feita pelas escolas para receberem alunos com deficiência, também foi debatida.
 
O projeto “Educar na Diversidade” foi lançado pela Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação tem por objetivo geral apoiar o desenvolvimento de práticas inovadoras de ensino inclusivo no ensino regular.
Através dele é possível formar professores do ensino regular para usarem estratégias de ensino inclusivas. Outro objetivo do projeto é preparar educadores e a comunidade escolar para apoiar o desenvolvimento docente para a inclusão e transformar o ambiente escolar em um espaço inclusivo, acolhedor de aprendizagem colaborativa e responsivo às diferenças humanas.

Related posts

Conheça os códigos de restrição da Carteira de Habiltação

Eraldo

Faculdade catarinense é condenada a pagar multa por não oferecer condições a aluna com deficiência

admilson

Venda Direta: Saiba quais carros se encaixam e como solicitar

Eraldo

Deixe um comentário