23.1 C
Brasília
18/05/2025
PASSOS PARA A COMPRA DE CARRO

Pessoas com deficiência receberam 224 passes livres

De janeiro a agosto de 2008, a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistencial Social (SEMTCAS) expediu 224 novas carteiras de passe livre para o sistema urbano de transporte coletivo da cidade. Os números confirmam o cumprimento das leis que garantem os direitos dos portadores de deficiência da capital.

Esta ação é decorrente do decreto nº. 5.559, de 06 de março de 2003, que regulamenta lei municipal concedendo passe livre aos deficientes físicos que solicitarem o benefício. “A partir da regulamentação da lei a SEMTCAS, através dos seus Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), cadastra e concede o passe livre”, afirma a Assistente Social da Divisão de Articulação e Acompanhamento da Rede de Proteção Social Básica, Teresa Cristina Moura Costa.

Podem solicitar o passe livre as pessoas com deficiência, residentes em Teresina, que apresentem renda familiar mínima per capita de até um salário mínimo. Para receber este benefício os deficientes devem apresentar cópia e original dos seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência atualizado. Para os que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem apresentar cópia do cartão.

“Aqueles que não possuem o BPC devem agendar consulta no Hospital Lineu Araújo, através do telefone 3215-9131, solicitando um atestado médico que comprove a deficiência e o tipo”, explica Teresa. De posse da documentação, o deficiente deve procurar o CRAS mais próximo de sua residência e solicitar a confecção do cartão.

A SEMTCAS disponibiliza sete diferentes pontos do CRAS nas quatro regiões de Teresina, visando a descentralização da concessão deste benefício, além de facilitar o primeiro contato entre os deficientes e a Secretaria. “É importante o direcionamento direto ao CRAS já que os profissionais poderão identificar outras necessidades básicas e conceder outros benefícios como o passe livre intermunicipal e federal, além de encaminhar a população a grupos de convivência específicos”, garante a Assistência Social.

Os interessados devem entrar em contato através dos telefones 3215-9215, do CRAS Zona Leste, 3219-2763, do CRAS da Zona Sul, 3215-7648, do CRAS Zona Sudeste, e 3215-4155 do CRAS da Zona Norte.

Related posts

Passe livre chega a mais pessoas e garante inclusão social

Eraldobr

Adeft e Seid promovem III Caminhada da Acessibilidade

Eraldobr

Seminário de Comissões sobre ppds realizado na OAB

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais