Os valores sociais do trabalho e a dignidade da pessoa humana são alguns fundamentos constitucionais que devem propiciar aos cidadãos uma vida digna e com qualidade de vida das pessoas com deficiência. Em muitos aspectos a vida do portador de deficiência, não é diferente dos demais seres humanos possuem seus momentos de alegria e tristezas, se diferenciam sim em uma particularidade são vitimas do grande preconceito muitas vezes escondidos porta trás das cortinas do mercado de trabalho.
Sendo que podemos ver o mercado de trabalho cada vez mais concorrido exigindo cada vez mais. A situação, ainda é mais preocupante para as pessoas portadoras de deficiência física, pois a primeira barreira que encontram sempre é o preconceito, a falta de informação, pois a Lei que nos rege também garante o direito de trabalho a todos incluindo os portadores de deficiência física, são fundamentos da cidadania o valor social do trabalho é plausível a incessante busca pelo ingresso no mercado de trabalho.
É necessário mudar o conceito de pensamento no que se refere aos portadores de deficiência física perante toda sociedade.
Abrir portas de trabalho aos portadores não é caridade e sim respeitar o principio básico da igualdade perante a sociedade.
No que não depende de suas limitações físicas no uso de sua aptidão, eles são produtivos tão quanto qualquer outra pessoa podendo exercer seu trabalho normalmente todos tem o direito de construir sua vida profissional fazer uma grande carreira, pois podem mostrar do que são capazes basta à sociedade dar o primeiro passo.
Especialização em Administração de Pessoal; Consultora e Palestrante.
Email: jessicasouza_m@hotmail.com