20.4 C
Brasília
31/03/2025
Sem categoria

Motoristas desrespeitam vagas exclusivas a idosos e deficientes

vaga def

Na avenida Beira Mar, há 44 vagas destinadas exclusivamente a idosos e 30 a pessoas com deficiência. O direito, porém, nem sempre é respeitado. A dificuldade de achar lugar para estacionar é agravada na alta estação Quando José Luiz Freitas vai fazer a caminhada no calçadão da avenida Beira Mar, nem sempre encontra lugar para deixar o carro. Na alta estação, o problema é agravado. Aos 65 anos, ele já tem direito a parar nas vagas reservadas para idosos, mas a dificuldade é a mesma todas as manhãs. “Muita gente não respeita”, afirma.

Na Beira Mar, há 44 vagas destinadas exclusivamente a idosos e 30 a pessoas com deficiência. Mas muitas vezes os carros estão parados irregularmente nas vagas, sem a credencial de identificação. Assim, a alternativa encontrada por Luiz é parar o carro em ruas mais distantes da grande movimentação.

 

A reserva de vagas especiais é uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Instituída em 2008, a determinação é de que 5% das vagas de estacionamento sejam exclusivas para idosos e 2% para pessoas com deficiência. Em Fortaleza, há vagas de acessibilidade no Centro, na Aldeota e na Beira Mar, segundo a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC). Mesmo com a sinalização, motoristas ainda insistem na irregularidade. Um deles, abordado pelo O POVO, se justificou alegando que “seria rápido”.

Segundo Magno Magalhães, coordenador do setor de acessibilidade da AMC, além das equipes de agentes que fazem a fiscalização de rotina, as vagas são fiscalizadas também por guardas específicos. Três equipes fazem a ronda, divididas em três turnos. Atualmente não há, porém, uma campanha educativa para orientar os motoristas.

Luiz lembra que em várias ocasiões chegou a denunciar os carros estacionados irregularmente, sem sucesso. “Eles dizem que vão mandar a viatura, mas nunca vi”. Conforme Magalhães, a fiscalização é prejudicada por conta do efetivo reduzido. “O atendimento demora por conta da demanda”. A orientação é de que a denúncia seja feita.

A multa para o motorista que estacionar nas vagas exclusivas é de R$ 53,20 e o veículo é removido do local. Segundo Magalhães, mesmo quem tem direito ao espaço, se não fizer a identificação do carro com a credencial, está sujeito a multa. Desde julho, foram registradas quase quatro mil autuações do tipo.

ENTENDA A NOTÍCIA

Segundo o Contran, 7% das vagas de estacionamento devem ser exclusivas de idosos e pessoas com deficiência. Para estacionar nas 76 vagas espalhadas pela Beira Mar — e nas demais na cidade —, é necessário identificar o carro com a credencial emitida pela AMC.

SERVIÇO

Para solicitar a credencial de estacionamento para idosos e deficientes, é necessário fazer o credenciamento na sede da AMC e preencher um requerimento.
Endereço: Avenida Aguanambi, nº. 90, bairro José Bonifácio

Para a credencial de deficiente físico, são necessárias as cópias do laudo ou atestado médico, identidade, CPF, comprovante de residência.

Para a credencial idoso (a partir de 60 anos), é preciso levar as cópias da identidade, do CPF e do comprovante de residência.

Para denunciar carros estacionados irregularmente em vagas exclusivas, ligue 190

Mariana Freire

Related posts

Deficiente ainda não conseguiu a carteira de habilitação

Eraldobr

Deficiência Auditiva

angeloar

Tempo de superação

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais