26.5 C
Brasília
03/04/2025
ACRE

Boa alimentação auxilia na recuperação de pessoas com deficiência

Além dos exercícios da fisioterapia e a da terapia ocupacional, a boa alimentação tem importante papel no processo de reabilitação de pessoas com deficiência. Devido às limitações físicas, é essencial que pessoas com deficiência ou com sequelas de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) tenham uma alimentação balanceada, pois a dificuldade em perder peso pode prejudicar a reabilitação.

Segundo a coordenadora da Nutrição da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, ligada à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Sofia Boschetti, é muito comum que pacientes com lesão medular apresentem excesso de peso.

“Na fisioterapia, o paciente com sobrepeso pode ter dificuldade em ficar de pé e sobrecarregar o joelho, impedindo a continuidade do tratamento”, exemplifica Sofia. 

Além da prevenção à obesidade, outra linha de tratamento é a dietoterapia. Trata-se de orientações baseadas no peso e nos hábitos alimentares do paciente para evitar problemas cardiovasculares e casos de hipertensão. 

“Quem já sofreu um AVC não está livre de outro. Nesses casos, preparações ricas em sódio, como feijoada, mortadela, macarrão instantâneo, hambúrguer e temperos devem ser evitados”, aconselha a nutricionista. 

Sofia acredita que a obesidade pode ser fruto não só da má alimentação. “Os pacientes ficam ansiosos e exageram no consumo. Muitos dizem que já têm muitos problemas e ignoram o sobrepeso”. O ideal é que o paciente tenha uma dieta saudável e não ganhe peso.

 

Related posts

Klier quebra preconceitos com quadrinhos

Eraldobr

Cientista brasileiro lança livro e defende interação entre homem e máquina

Eraldobr

São José lança portal do emprego para pessoa com deficiência nesta segunda-feira

angeloar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais