As empresas Amazontur e Expresso Marco Zero promoveram no período de 03 à 05/02, um treinamento para capacitação de profissionais que irão atuar na manutenção dos elevadores dos ônibus adaptados. O técnico da fábrica Ortobrás, fornecedora dos elevadores, João Marcos Galuco, além de ministrar a qualificação, inspecionou os equipamentos e fez a devida revisão técnica para assegurar o melhor funcionamento.
O treinamento para os funcionários das empresas foi acompanhado pelo Coordenador de Acessibilidade de Macapá, Fernando Oliveira. As empresas Amazontur e Expresso Marco Zero possuem frota com adaptação em número acima do mínimo obrigatório. “O compromisso social e a responsabilidade com o transporte são diretrizes seguidas na nossa empresa, hoje com 100% da frota adaptada”, disse Paulo Dartora da Amazontur.
A adaptação dos veículos com elevadores para cadeirantes é determinação das portarias 168/2008 e 36/2010 do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). De acordo com a norma, as empresas de transporte coletivo rodoviário de passageiros e as operadoras de terminais, ou pontos de parada, deverão disponibilizar a cadeira de transbordo nos terminais de embarque e desembarque de passageiros, em quantidade suficiente para atender a todos os usuários que necessitarem do equipamento.
As empresas estão apresentando os veículos adaptados, mas é necessário que o poder público também cumpra a sua parte, tornando calçadas e pontos de ônibus acessíveis aos cadeirantes e outras pessoas com deficiência ou capacidade de locomoção reduzida