Começa nesta quarta-feira, às 14h, o 3º Forme Consciente, o Fórum Municipal Educacional de Conscientização à Inclusão do Deficiente, em Taubaté. O evento é direcionado aos médicos, terapeutas, psicólogos, professores, estudantes, deficientes e público em geral. O objetivo do fórum é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de inserção de pessoas com algum tipo de deficiência.
Ao todo, serão ministradas 38 palestras, reunindo nomes como o do Professor Dr. Romeu Sassaki, especialista em inclusão e consultor da CNBB. O evento também vai contar com palestrantes internacionais, como o professor José Pacheco, de Portugal, fundador da Escola da Ponte, uma referência mundial devido à sua filosofia de educação inclusiva. Além das palestras, vão ter também workshops e salas de discussão.
Em 2010, o tema do fórum é “Vivenciando a inclusão e respeitando a diversidade”. Até o momento se inscreveram 2.364 pessoas. As inscrições são gratuitas. Ainda há vagas para quem deseja participar de algumas palestras. Outras informações no site da prefeitura de Taubaté.
Na quinta e na sexta-feira o evento tem início às 8h30 e término às 17h30 (com café e almoço). Todo o evento ocorre nas dependências do CEMTE, Centro Educacional Municipal Terapêutico Especializado. O Centro conta com ações preventivas, atendimento especializado em habilitação e reabilitação de pessoas portadoras de necessidades especiais auditivas, visuais, paraplégicas e mentais. A escola conta ainda com veículos adaptados para o transporte de pessoas com capacidade física reduzida.
PALESTRAS:
Dia 25/08/2010 (quarta-feira)
– Vulnerabilidade do jovem com deficiência intelectual ao HIV/AIDS
– Diversidade sexual e o deficiente
– Oficina: Sexualidade e deficiência. Como orientar?
– Oficina: Direitos reprodutivos do deficiente
– Benefícios da atividade física na lipodistrofia
Dia 26/8/2010 (quinta-feira)
– Roda de conversa: Quando a pessoa com deficiência intelectual resolve ter filhos, o que fazer? Apoiar ou reprimir?
– Neurodesenvolvimento e aprendizagem: a neurociência em ação
– Educação inclusiva
– Aluno inclusão: Ser ou não ser?
– Arte, meio ambiente e inclusão
– Sensibilização para a acessibilidade social e física da pessoa com deficiência
– Novas perspectivas de inclusão na vida escolar: planejamento em sala de aula
– Benefícios de prestação continuada e perícia médica
– Síndromes genéticas e autismo
– Toxina Botulínica: benefícios e complicações da sua aplicação em pacientes com paralisia cerebral
– Adequação curricular para inclusão de pessoas portadoras de DAC
– Viver Inclusão: motivacional e conscientização dos deficientes visuais
– A legislação brasileira como instrumento de inclusão social
– Programa de Oficinas de Treinamento e Empregabilidade
Dia 27/8/2010 (sexta-feira)
– Roda de conversa: Adequação curricular para a inclusão da pessoa com deficiência
– Paralisia Cerebral: abordagem clínica, cirúrgica e equoterapia
– Inclusão não rima com solidão
– Inclusão e dignidade da pessoa humana
– Acolhimento familiar
– Equoterapia como instrumento de inclusão
– Educação inclusiva com os pingos nos is
– O ser especial na literatura
– A influência e reflexos da Internet na vida sexual da pessoa com deficiência
– Efeitos das medicações nas pessoas com deficiência
– Identificação e reabilitação do deficiente auditivo
– O diagnóstico e intervenção nas deficiências auditivas
– Projeto nacional Aparelho Auditivo da USP
– Projeto Fonem e saúde auditiva na criança