PASSOS PARA A COMPRA DE CARRO

Piauí comemora Dia Estadual da Pessoa com Deficiência

Muita coisa para comemorar, nesta quarta-feira (9), no Dia Estadual da Pessoa com Deficiência. São sete anos de luta, que começou com a criação dos dois maiores centros de apoio às pessoas com deficiência do Estado, a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e o Conselho Estadual de Defesa das Pessoas com Deficiência (Conede).

 

Um café, na Casa dos Conselhos, na zona Norte da capital, marcou o início da comemoração da data. Estiveram presentes na solenidade a presidente do Conede, Helena Lima, o secretário da Seid, Helder Jacobina, o secretário estadual de Saúde, Telmo Mesquita, políticos da esfera estadual e membros de organizações não governamentais ligadas às pessoas com deficiência.

Segundo Helena Lima, o Piauí é o único Estado brasileiro que tem um dia de comemoração à pessoa com deficiência. “Podemos comemorar, porque em todo o Estado já se percebe avanços significativos, os deficientes sabem dos seus direitos e com isso podem lutar para viver melhor”.

Ainda segundo a presidente do Conselho, há sete anos faltava assistência pública para a pessoa com deficiência; hoje, diversos municípios piauienses já contam com este apoio.

Foto: Francisco Leal/CCom


Dia da Pessoa com Deficiência

Outro fator histórico é a criação da primeira Secretaria Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência que será inaugurada, nesta quarta-feira, às 15 horas, em Esperantina, na região Norte do Estado.

O secretário Helder Jacobina destacou o avanço nas políticas públicas direcionadas aos deficientes no Estado. De Norte a Sul do Piauí já foram criadas 37 clínicas de fisioterapia e apoio aos que sofrem de alguma deficiência física. A mais recente inaugurada, na semana passada, foi a de Curimatá, na região Sul do Estado, a clínica atende também os municípios de Júlio Borges, Morro Cabeça no Tempo e Avelino Lopes. “Antes, quem tinha um problema físico na região tinha que se deslocar para Brasília ou para Teresina; hoje, a pessoa faz o tratamento perto de casa sem precisar se deslocar e podendo, assim, dar continuidade ao tratamento”, disse.

O secretário disse, ainda, que agora a Seid vai contar com duas unidades móveis de atendimento, que irão viajar por todo o Estado visitando periodicamente os municípios piauienses.

Outro avanço que também merece comemoração e teve repercussão nacional, lembrado pelo presidente Lula, é a inserção de 40% no índice de pessoas com deficiência matriculadas nas escolas da rede estadual de ensino.

Confira a programação alusiva do Dia Estadual da Pessoa com Deficiência neste mês de junho:
Dia 10 – 9h às 13h – Panfletagem nas Praças da Bandeira, Saraiva, do Fripisa e João Luís Ferreira.
Dia 12 – às 7h, acontece a IV Caminhada da Acessibilidade com a concentração dos participantes na Avenida Frei Serafim com a Rua Coelho de Resende, saindo em direção à Praça Rio Branco, no Centro de Teresina.
Dia 24 – Na sede da Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Piauí, lançamento da Campanha Acessibilidade: Uma Questão de Cidadania, um Compromisso de Todos Nós.
Dia 26 – 7h às 18h – Fórum Regional para Inclusão da Pessoa com Deficiência.
19 horas – Arraial do Surdo, na Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Piauí.

Related posts

Trabalho para Todos tem melhor desempenho em cinco anos no PI

Eraldobr

Aconteceu Encontro das Pessoas com Deficiência do Piauí

Eraldo

Secretária de Educação assina convênio com APAEs

Eraldobr

Leave a Comment