20.4 C
Brasília
31/03/2025
RORAIMA

Assembleia discute acessibilidade ao deficiente físico

O portador de deficiência física motora é um dos cidadãos mais penalizados pela falta de acessibilidade ao espaço urbano edificado. Para discutir esse assunto, a Assembleia Legislativa realiza, na próxima quinta-feira (10), a partir das 9 horas, no Auditório Milton Figueiredo, audiência pública.

De acordo com a deputada Chica Nunes (DEM), autora do requerimento solicitando o debate, o acesso por parte do portador de deficiência é muito restrito. Por isso, o encontro vai tratar da acessibilidade como condição à utilização com segurança e autonomia dos espaços mobiliários.

“Não podemos deixar a mercê um segmento importante a todos os setores da sociedade. Nesse encontro vamos discutir as políticas públicas responsáveis pelos serviços de transporte, das engenharias arquitetônicas e ainda dos sistemas e meios de comunicação e informação às pessoas com deficiência”, disse Chica Nunes.

Para a audiência pública, de acordo com a assessoria da parlamentar, já confirmaram presença representantes do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Conade/Brasília e do Instituto Brasileiro das Pessoas com Deficiência – IBPD/Rio de Janeiro, respectivamente Shirley Vilhalva e Priscila Selares.

Aqui de Mato Grosso, o convite foi estendido ao Ministério Público Estadual, à Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea/MT), à UFMT, à Unic, à Univag e à Unemat.

Em abril deste ano, o Governo do Estado aprovou um projeto de resolução da deputada Chica Nunes que institui 2010 como o ano da acessibilidade na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A lei foi publicada no Diário Oficial do último dia 10 de abril.

A resolução define que as Secretarias de Administração e Patrimônio, e a de Gestão de Pessoas, com o apoio da Superintendência de Planejamento Estratégico e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) vão elaborar um projeto contendo o cronograma de ações a esse segmento da sociedade.

Related posts

Projeto Qualicopa forma turmas de qualificação para pessoas com deficência

Eraldobr

MP cobra vagas para deficiente físico em concurso público

Eraldobr

O motorista e o deficiente

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais