20.4 C
Brasília
31/03/2025
RG do NORTE

CORDE-DF comete abuso ao censurar circulação do jornal do ICEP BRASIL

Há alguns dias foi comemorado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Isso quer dizer que os órgãos de imprensa podem se tornar os porta-vozes mais legítimos para atender aos anseios da população. Entretanto, lamentavelmente, a CORDE-DF não pensa assim.
A denúncia é do diretor-presidente do ICEP, Sueide Miranda Leite. Um funcionário da Coordenadoria para Inclusão da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (CORDE-DF), a pedido do coordenador Fernando Cotta, impediu a entrega dos jornais do ICEP Brasil na sede do órgão.
É estranha a proibição. Demonstra um autoritarismo preocupante. Até porque o ICEP Brasil tem feliz tradição, não só de trabalhar pelas conquistas mais importantes das pessoas com deficiência do DF, como também divulgá-las da melhor maneira possível.

Oras, o Jornal do ICEP Brasil, cuja responsabilidade é de um jornalista profissional, não pode ser censurado. É um órgão da imprensa que presta contas das atividades do ICEP, que trabalha para a melhoria das condições de vida das pessoas com deficiência.

Cabe ao Sindicato dos Jornalistas do DF e à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), além do Ministério Público, tomarem as devidas providências contra a tentativa de censura ao jornal do ICEP Brasil.

A CORDE-DF está fugindo dos rumos de seu papel institucional, como órgão público, de não discriminar qualquer entidade. É seu dever fortalecer todas as associações que trabalham com os deficientes de Brasília.

O Distrito Federal é hoje uma das unidades da Federação que ainda carecem de políticas públicas em favor da pessoa com deficiência. Proibir o acesso de funcionários ou pessoas que circulam pela CORDE ao jornal do ICEP, ou qualquer outro, é um erro grave.

É por isso que repudiamos com veemência a atitude do dirigente da CORDE. Tal comportamento e conduta são inaceitáveis.

Qual o papel institucional da ACORDE- DF.

Cada unidade da federação possui um órgão que trata da questão da deficiência ligado ao respectivo governo estadual. Em alguns estados brasileiros, este órgão recebe o nome de CORDE. Além disso, também há um órgão denominado CORDE nacional, ligado ao Governo Federal, em Brasília.

A CORDE-DF, é vinculada à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Governo do Distrito Federal e tem por objetivo a articulação, acompanhamento e orientação das políticas públicas relativas às pessoas com deficiência, com a finalidade de assegurar o pleno exercício de seus direitos básicos e a sua efetiva inclusão social


Fonte de informação da assessoria de comunicação do ICEP BRASIL

Related posts

Justiça concede a soropositivo gratuidade no transporte interestadual

Eraldobr

Vai Encarar? – A Nação (quase) invisível de pessoas com deficiência

Eraldobr

Fórum discute situação de deficientes

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais