23.5 C
Brasília
04/04/2025
ACRE

Deficientes farão curso de capacitação pela 1ª vez

Parceria do Comppid com a Secretaria do Emprego vai capcitar 40 pessoas em Ribeirão

A partir desta semana, 40 deficientes físicos passarão por cursos de capacitação profissional na sede do Conselho Municipal de Promoção e Integração da Pessoa com Deficiência (Comppid), numa parceria com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert).
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Assistência Social, foram abertas 20 vagas para o curso de atendente de lanchonete e outras 20 para auxiliar de escritório. Cada participante irá receber uma bolsa-auxílio de R$ 271 por mês mais o lanche, foram convocadas as pessoas cadastradas no Emprega São Paulo.

A Sert dá preferência para pessoas que têm a menor renda e ainda não completaram o ensino fundamental. Todas têm entre 30 e 59 anos de idade e os cursos terão uma carga horária de cinco horas diárias.

Segundo presidente do Comppid, Sandra Rosângela Gonçalves, é a primeira vez que é oferecido um curso de capacitação profissional para os deficientes em Ribeirão desde quando o Comppid foi inaugurado, em 1993. A sede do Comppid, localizada ao lado da Cava do Bosque e que era alvo de críticas dos próprios deficientes por não ter acessibilidade, passou por reformas e ganhou adaptações —por este motivo, os cursos poderão ser realizados no próprio local.

Segundo a assessoria de imprensa da Assistência Social, a importância dos cursos está na chance de ingressar no mercado de trabalho: os candidatos podem ser convidados pelas empresas parceiras a preencher as vagas disponíveis em seus quadros durante o período de realização do curso. Segundo a Sert, o índice de empregabilidade dos participantes é superior a 50%.

SELEÇÃO. Em 21 cidades do Estado são oferecidas 1,1 mil vagas para os cursos de capacitação em 13 áreas. Os cursos têm duração de três meses e são direcionados a pessoas que estão desempregadas e não recebem seguro-desemprego. (GY)

Related posts

Cientista brasileiro lança livro e defende interação entre homem e máquina

Eraldobr

Pessoas com deficiência comemoram avanços, mas pedem mais políticas públicas

angeloar

Óculos-mouse facilitam acesso à informática

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais