Parceria do Comppid com a Secretaria do Emprego vai capcitar 40 pessoas em Ribeirão
A partir desta semana, 40 deficientes físicos passarão por cursos de capacitação profissional na sede do Conselho Municipal de Promoção e Integração da Pessoa com Deficiência (Comppid), numa parceria com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert).
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Assistência Social, foram abertas 20 vagas para o curso de atendente de lanchonete e outras 20 para auxiliar de escritório. Cada participante irá receber uma bolsa-auxílio de R$ 271 por mês mais o lanche, foram convocadas as pessoas cadastradas no Emprega São Paulo.
A Sert dá preferência para pessoas que têm a menor renda e ainda não completaram o ensino fundamental. Todas têm entre 30 e 59 anos de idade e os cursos terão uma carga horária de cinco horas diárias.
Segundo presidente do Comppid, Sandra Rosângela Gonçalves, é a primeira vez que é oferecido um curso de capacitação profissional para os deficientes em Ribeirão desde quando o Comppid foi inaugurado, em 1993. A sede do Comppid, localizada ao lado da Cava do Bosque e que era alvo de críticas dos próprios deficientes por não ter acessibilidade, passou por reformas e ganhou adaptações —por este motivo, os cursos poderão ser realizados no próprio local.
Segundo a assessoria de imprensa da Assistência Social, a importância dos cursos está na chance de ingressar no mercado de trabalho: os candidatos podem ser convidados pelas empresas parceiras a preencher as vagas disponíveis em seus quadros durante o período de realização do curso. Segundo a Sert, o índice de empregabilidade dos participantes é superior a 50%.
SELEÇÃO. Em 21 cidades do Estado são oferecidas 1,1 mil vagas para os cursos de capacitação em 13 áreas. Os cursos têm duração de três meses e são direcionados a pessoas que estão desempregadas e não recebem seguro-desemprego. (GY)