A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), por meio do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac), realiza uma Festa Junina nesta quinta-feira (25.06). A festa acontece nos períodos, matutino e vespertino, terá participação estimada de 800 pessoas e será realizada na Praça de Eventos do Centro Dom Aquino.
{accesstext mode=”level” level=”registered”}
PARA CONTINUAR LENDO A MENSAGEM REGISTRE-SE OU ENTRE NA SUA CONTA.||
A festa contará com atividades lúdico-recreativas como a Dança das Prendas, Quadrilhas, barracas com cachorro-quente, pipoca, doces, bem como brincadeiras de Pescaria e Bola na Boca do Palhaço, dentre outras.
A fisioterapeuta Eliete de Arruda Vasconcelos disse que a Festa Junina faz parte do calendário de celebrações observadas pelo Centro de Reabilitação Integral com objetivo de promover a integração entre pacientes, familiares e acompanhantes (cuidadores) que são atendidos na unidade.
“Durante os preparativos, o setor de Arteterapia, responsável pela organização da festa, juntamente com os pacientes em fase de reabilitação participam da confecção de bandeirolas, da preparação do altar do santo, dos balões, das cestas de flores, da caracterização de personagens tradicionais de festas juninas, da preparação do andor (do santo) e demais decorações. Toda essa atividade faz parte do projeto terapêutico de reabilitação do Centro de Reabilitação Integral, com objetivo atender sua missão que é garantir ações de prevenção, tratamento e reabilitação da pessoa com deficiência física, auditiva, visual e múltipla, de forma integral, através de um trabalho multidisciplinar efetivo, sempre objetivando a inclusão social”, explicou Eliete Arruda.
A diretora geral do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa, Lucia Maria de Campos Provenzano, fará a abertura das atividades na quinta – feira (25.06), às 8h, com participação da Banda do Corpo de Bombeiros e uma procissão com reza e lavagem da imagem de São João.
Às 9h haverá a Dança das Prendas e, às 9h15, dança da Quadrilha. Na sequencia as barraquinhas de cachorro-quente, doce, pescarias e Bola na Boca do Palhaço ficarão abertas para receber os pacientes e seus familiares. A programação terá continuidade a partir das 14h com música, brincadeiras e lanches.
GRUPO INTEGRADO
O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino desenvolve o Atendimento de Grupo Integrado (AGI) e reorganiza suas propostas, de modo a acompanhar a reestruração das ações da instituição. Há duas semanas foi iniciada uma nova edição do Atendimento de Grupo Integrado, com a participação de uma equipe de apoio a pacientes com doenças reumáticas, oriundos de outros setores do Centro.
Segundo a fisioterapeuta Flavia Tortorelli, uma das coordenadoras do serviço, o Atendimento Integrado permite aos seus 12 participantes, de 30 a 50 anos, receber orientações para melhorar a qualidade de vida.
“Esse projeto, como todos os outros desenvolvidos pelo Centro de Reabilitação Integral, tem a participação de uma equipe transdisciplinar composta por Assistente Social, Fisioterapeuta, Arteterapeuta, Psicólogo, Educador Físico, Fonoaudiólogo e Psicopedagogo”, explicou Flavia Tortorelli.
Luzia Soares Davino, 61 anos, contou que estava com problemas nas articulações quando chegou ao Grupo Integrado. “Tinha dificuldade para andar, mas com duas semanas de ginástica especializada já consigo andar normalmente e até correr para pegar ônibus”, explicou.
Darcina Fontoura Moraes, 67 anos, também está no Grupo Integrado há duas semanas. Ela disse que sentia muita dor no joelho, que estava inchado. “Com os exercícios de reabilitação aprendidos no Grupo Integrado posso me articular melhor e espero melhoras no joelho, o que me dará mais agilidade e mobilidade”, comentou.
O Atendimento de Grupo Integrado também realiza atividades terapêuticas com parkinsonianos e com crianças com Síndrome de Dow. No caso das crianças com Síndrome de Dow os cuidadores recebem orientações sobre a deficiência, convivência no lar, nas escolas, direitos e deveres e os limites que possibilitam a socialização e melhor qualidade de vida concomitante ao atendimento das crianças.
{/accesstext}