Sem categoria

CNEC Engenharia inicia qualificação profissional para pessoas com deficiência

Curso começa na próxima terça-feira, dia 26, com aula inaugural na sede da empresa, que desenvolve o projeto em parceria com os institutos Camargo Corrêa e Paradigma

A CNEC Engenharia, empresa do grupo Camargo Corrêa, em parceria com os institutos Camargo Corrêa e Paradigma, lança esta semana o Projeto Preparar para Incluir, curso de qualificação profissional que vai beneficiar 80 moradores com deficiência da zona Sul da capital paulista. A aula inaugural acontece na próxima terça-feira, na sede da empresa, com um evento sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O Projeto será executado em duas etapas. Nesta primeira fase, 30 pessoas com deficiência serão beneficiadas.

A iniciativa tem como objetivo oferecer alternativas e instrumentos para que pessoas com deficiência possam ter acesso ao mercado formal de trabalho. Com duração de oito meses, o curso é destinado aos jovens com idade entre 16 e 29 anos, da região do Capão Redondo, Campo Limpo e Jardim Ângela que terão, com a capacitação, melhores oportunidades para garantir o primeiro emprego.

Para elaborar o programa, o Instituto Paradigma realizou um diagnóstico socioeconômico na área do Capão Redondo. O levantou apontou a necessidade da iniciativa, uma vez que a maioria das empresas da região possui menos de 100 funcionários e não tem como absorver estes profissionais.

Quase 20 anos depois da Lei 8213/91, que determina uma cota de 2% a 5% das vagas para pessoas com deficiência em empresas com mais de 100 funcionários, a maioria ainda não conseguiu se adequar à norma. Entre as razões, está também o fato de que faltam profissionais com deficiência capacitados para o mercado. No caso da CNEC, o aquecimento do setor de engenharia e construção e a ampliação do quadro funcional dificultam a contratação na mesma velocidade.

“Além de contribuir internamente com a CNEC, o projeto tem como objetivo capacitar deficientes para o mercado, uma vez que prepara quatro vezes mais do que a legislação exige para a empresa como um todo”, diz José Ayres de Campos, diretor-superintendente da CNEC.

As aulas serão divididas em quatro módulos, com aulas de comportamento, português, matemática e informática, gestão de pequenos negócios e orientação para o desenvolvimento. Parte dos treinamentos práticos será conduzida por funcionários voluntários da CNEC, que vão complementar as capacitações técnicas.

Perfil da CNEC – Incorporada em 1969 pelo grupo Camargo Corrêa, a CNEC integra a Divisão de Engenharia e Construção do conglomerado. A empresa é especializada em realizar projetos, estudos, gerenciamento completo de empreendimentos e obras, consultoria e assessoria técnica. Nestas cinco décadas, a CNEC já participou no projeto e construção dos principais projetos de energia, metrôs, portos, rodovias, ferrovias, obras de saneamento básico, desenvolvimento urbano e refinarias de petróleo em todo o Brasil e em alguns países da América Latina e África. Estão entre seus principais clientes Alcoa, Petrobras, CPFL, Grupo Eletrobrás (Furnas, Eletronorte, CHESF e Eletrosul), Vale, Votorantim e BHP Billiton, entre outras.

Perfil do Instituto Camargo Corrêa – Braço social do grupo Camargo Corrêa, o ICC tem como missão promover o desenvolvimento comunitário sustentável investindo em crianças, adolescentes e jovens de 0 a 24 anos. Criado em 2000, o Instituto já beneficiou mais de 18 mil crianças e adolescentes. Seu foco de atuação é o investimento comunitário e a execução de programas voltados para a educação e a geração de renda nas comunidades onde estão localizadas as unidades de negócios do grupo. As ações do Instituto partem do objetivo de contribuir para que as comunidades superem seus desafios. Com essa diretriz, o ICC apóia ações sociais que envolvam as lideranças locais, valorizem as organizações sociais da região e estejam alinhadas a políticas públicas.

Perfil do Instituto Paradigma -O Instituto Paradigma é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) dedicada à inclusão social de pessoas com deficiência. Sua missão é promover a inclusão social de pessoas com deficiência, auxiliando organizações públicas e privadas na construção e gestão de projetos sustentáveis para ampliar o exercício da cidadania.

Related posts

Mais doenças poderão ser classificadas como deficiência

Eraldobr

Despenca o número de trabalhadores com deficiência empregados

Eraldobr

Acessibilidade urbana é problemática na cidade do Rio Grande

Eraldobr

Leave a Comment