Nesta segunda-feira (13) começa o Seminário “Educação Inclusiva: direito à diversidade”, com promoção da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. O evento vai se estender até sexta-feira (17), tendo como local o auditório da Fecomércio. O seminário, em sua quinta edição, vai discutir a política nacional da Educação Especial com o objetivo de impulsionar a criação de uma rede de multiplicadores dos fundamentos e princípios da educação inclusiva.
A primeira conferência será realizada na segunda-feira, das 15h30 às 17h30. A representante da Secretaria de Educação Especial do MEC, Rosângela Machado, vai falar sobre “Política da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”.
Na manhã de terça-feira, das 8h às 12h, haverá a palestra “O Atendimento Educacional Especializado para Pessoas com Surdez”, que será proferida por professores da Secretaria Municipal de Educação. No período da tarde, das 13h às 18h, haverá a palestra “O Atendimento Educacional Especializado para Deficiência Física”, com a consultora do Ministério da Educação, a fisioterapeuta Rita Bersch.
Na quarta-feira pela manhã, o período será dedicado para o tema “A Educação Física no contexto da Escola Inclusiva”, com o professor Rudney da Silva, ligado à Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. No período da tarde estará em debate “O Direito Humano à Educação Inclusiva”, com Cláudia Werneck, da Escola de Gente -Comunicação em Inclusão, do Rio de Janeiro. Acompanhando Cláudia Werneck estarão alguns oficineiros adolescentes que estarão dando palestras a respeito do processo de inclusão da pessoa com deficiência no contexto da escola de ensino regular.
Na quinta-feira, das 8h às 9h45, a professora Alzira Cândido Lopes, da Fundação Catarinense de Educação Especial, vai enfocar o tema “Altas Habilidades/Superdotação”. Na seqüência haverá um debate a respeito das ações inclusivas no ensino regular da rede municipal de Florianópolis.
À tarde, das 13h às 18 horas, será realizada a palestra “O Atendimento Educacional Especializado para Deficiência Visual”, com Elizabeth Dias de Sá, do Centro de Apoio Pedagógico a Deficiência Visual, da cidade de Belo Horizonte.
No último dia do seminário, sexta-feira, às 8 horas, será abordado “Desenho Universal na Aprendizagem e na avaliação”. A palestra será Mara Lucia Madrid Sartoretto, diretora da Associação dos Familiares e Amigos de Down, do Rio Grande do Sul. (RM)