01/04/2025
AMAZONAS

Agentes são capacitados para atender pessoas com deficiência

 

Com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a partir de hoje cerca de 90 funcionários de 24 Agências do Trabalho de todo Estado vão ser capacitados em melhoria no atendimento, contato com empresas e encaminhamento profissional. Os conteúdos incluem temas relativos à legislação, recepção e acessibilidade. As capacitações são realizadas pela Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Pernambuco – SRTE-PE

 

As oficinas acontecem das 8 às 12h, no Posto Boa Vista, localizado na Rua da Aurora, 425, no Centro do Recife. Na oportunidade uma vistoria para verificar a acessibilidade arquitetônica vai ser feita da Unidade. Durante a abertura, estarão presentes o superintendente da SEAD, João Maurício Rocha e a gerente Geral da Agência do Trabalho, Angella Mochel.

A programação segue com as agências do bairro do Cordeiro e dos municípios de Camaragibe e Olinda. O calendário de atividades prossegue até setembro deste ano, contemplando todas as unidades da Região Metropolitana e do interior do Estado. “São esses agentes que abrem as portas do mercado de trabalho para os cidadãos. Capacitá-los é estratégico para incluir as pessoas com deficiência na vida econômica e produtiva como um caminho para a conquista da autonomia”, avalia o superintendente da SEAD.

As pessoas com deficiência já contam com a Lei Federal 8.213/91 que garante a elas uma cota de vagas no mercado de trabalho. A falta de informação e o preconceito, entretanto, ainda persistem. De acordo com a referida legislação, as empresas com mais de 100 funcionários são obrigadas a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou com deficiência.

Contudo, para garantir a efetivação do direito, é necessário informar, sensibilizar e fiscalizar o setor empresarial. “Todo mundo tem direito ao trabalho e impedir que alguém trabalhe por causa de sua deficiência é crime de discriminação”, lembra Rocha. Ele recomenda a quem se sentir discriminado e afastado do trabalho em razão de sua deficiência denunciar na Procuradoria Municipal do Trabalho, Ministério Público ou na própria SRTE-PE.

A telefonista Claudyne Mendonça, 24 anos, com deficiência física, superou obstáculos e fez valer seus direitos. Com o apoio da SEAD e Agência do Trabalho, ela conquistou uma vaga na Faculdade Maurício de Nassau, onde já trabalha há 1 ano e cinco meses. “Somos capazes de produzir como qualquer outro funcionário quando são dadas as condições e oportunidades. Essa é apenas uma meta de meu futuro promissor”, afirma.

Como um órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a SEAD tem entre suas ações estratégicas a inclusão social da pessoa com deficiência. No ano de 2008, a instituição promoveu 94 eventos de formação e sensibilização, atendendo diretamente mais de 4 mil participantes, entre servidores públicos, agentes sociais, lideranças comunitárias, militantes de organizações não-governamentais e familiares envolvidos com esse universo. De janeiro de 2007 a setembro de 2008, a superintendência, em parceria com a Agência do Trabalho, intermediou a contratação de mais de 456 profissionais desse grupo populacional, sendo 65% com deficiência física, 30% auditiva, 2% intelectual, 2% de visual e 1% múltiplas.

Atualmente, a população do Estado de Pernambuco é composta por 1.379.704 pessoas com deficiência, sendo cerca de 60% delas economicamente ativas. Deste percentual, cerca de 496 mil estão desempregados, 248 mil estão no setor informal, 66.134 empregados e 16.533 têm carteira assinada segundo dados do estudo Trabalhando com a Diferença, realizado em 2004.

Related posts

SEAD lança página eletrônica acessível para pessoas com deficiência

Eraldobr

Servidores serão capacitados para atendimento às pessoas com deficiência

Eraldobr

Manaus é uma cidade que não foi feita para todos

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais