19.2 C
Brasília
03/04/2025
ACRE

Educação atinge 70 mil capacitados para Aulas a Pessoas com Deficiência

Setenta mil professores capacitados para aulas a alunos com deficiência física e mental. Essa marca acaba de ser atingida pela Secretaria de Estado da Educação, por intermédio do Centro de Apoio Técnico Especializado (Cape), órgão da pasta responsável por projetos voltados à inclusão de alunos com deficiência das escolas estaduais. Para este ano de 2009 estão previstos R$ 90,2 milhões de investimentos, 9% mais que o destinado em 2008.

Criado para formular políticas de inclusão na maior rede de educação do Brasil, o Cape desenvolve capacitações a professores, diretores, supervisores e assistentes técnico-pedagógicos das cerca de 5,5 mil escolas estaduais. São cursos, orientações e palestras, por exemplo. Apenas em 2008 foram cerca de 25 mil educadores capacitados em todas as 91 Diretorias de Ensino do Estado. Os treinamentos envolvem todos os tipos de deficiência: motora, visual, auditiva e mental. O Cape é também o órgão da Secretaria responsável por capacitar professores para a identificação de alunos superdotados, com déficit de atenção ou hiperatividade. Sua equipe é formada por psicólogos, fonoaudiólogos e professores especializados. Além disso, produz materiais destinados a alunos com deficiência.

“Formação continuada é fundamental para garantirmos a inclusão de alunos com deficiência na rede estadual, para permitir que convivam em grupo e recebam uma educação ampla e de qualidade”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Alguns cursos oferecidos pela Secretaria via Cape:

· Práticas e recursos na área de deficiência mental
· Informática para portadores de deficiência visual
· Identificação e conceitos pedagógicos para alunos disléxicos e com déficit de atenção e hiperatividade
· Atendimento para alunos em classes hospitalares
· Ensino de língua portuguesa para surdos
· Curso de Libras – Linguagem Brasileira de Sinais
· Olhar para altas habilidades
· Sexualidade na deficiência mental
· Curso de uso do Soroban para alunos com deficiência visual
· Simpósio sobre educação inclusiva

Fonte: A Cidade de Votuporanga
http://www.acidadevotuporanga.com.br/index1.asp?conteudo=ULTIMAHORA&n=1001#1001

Related posts

Cadeira de rodas é proibida no Reino Unido por ser considerada um tanque

Eraldobr

Luta contra as “barreiras” continua

Eraldobr

Deficientes lidam com dificuldade de locomoção e preconceito

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais