20.4 C
Brasília
31/03/2025
PIAUÍ

10 mil multas por estacionamento proibido em 2008

Em nome da pressa e da conveniência de ter um local onde estacionar o carro, muita gente ocupa indevidamente as vagas regulamentadas, como Zona Azul e aquelas reservadas para táxis e deficientes físicos. De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), somente este ano, de janeiro a outubro, foram aplicadas cerca de 10 mil multas por esse tipo de infração. A média é de 32 autuações por dia.

Na última quinta-feira, O POVO flagrou exemplos de ocupação indevida das vagas destinadas a deficientes físicos na avenida Beira Mar e no Centro. Era perto do meio-dia quando uma senhora, que não possui nenhum tipo de deficiência, estacionou o carro em uma dessas vagas nas proximidades da praça do Ferreira. Ela desceu do automóvel apressada, sem querer conversar com a reportagem. É por causa de atitudes como a dessa senhora que, muitas vezes, Marglayde Macedo, que trabalha em um banco no Centro e tem deficiência física, encontra dificuldade para estacionar.

“Quando isso acontece, vou atrás de outro canto porque não quero confusão”, diz Marglayde. Na avenida Beira Mar, O POVO também encontrou três carros estacionados nas vagas reservadas para deficientes sem o adesivo emitido pela AMC, que é usado para identificar os veículos autorizados a parar nesses locais. “É comum isso acontecer, principalmente nos fins de tarde, quando a Beira Mar fica lotada”, observa Antonio Leodécio, que trabalha na área.

Infração
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a pessoa que estaciona, indevidamente, em qualquer uma das vagas regulamentadas comete uma infração leve e, caso seja autuada, paga multa de R$ 53,20, além de perder três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo o gerente de fiscalização da AMC, Clébio Lima, a maioria das autuações é relacionada à Zona Azul. “Na pressa, acabo parandoem Zona Azul. Fico pouco tempo e nunca fui multado”, diz um comerciante que pede para não ser identificado.

O presidente do Sindicato dos Taxistas (Sinditaxi), Vicente de Paula, lembra que também é comum o uso indevido das vagas destinadas para táxis. Vicente orienta os taxistas a ligar para a AMC, denunciando o desrespeito .

Veja fotos de exemplos de ocupação indevida das vagas destinadas a deficientes físicos na avenida Beira Mar e no Centro no www.opovo.com.br/conteudoextra

SERVIÇO
Quem identificar um carro estacionado de forma indevida pode fazer uma denúncia à AMC pelo telefone 190.

E-MAIS

> As 10 mil multas registradas pela AMC este ano, de janeiro a outubro, se referem a todas as vagas regulamentadas (Zona Azul, vagas para deficientes, táxis, carro oficial, carga e descarga e carro pagador). O órgão não disponibiliza o número de autuações referente a cada tipo de vaga.

> Durante todo o ano de 2007, foram 11.304 multas por estacionamento
proibido nas vagas regulamentadas. A média foi de 30 autuações por dia.

FIQUE POR DENTRO

> Para ter direito de ocupar as vagas para deficientes físicos a pessoa deve credenciar o seu veículo na AMC. O condutor receberá um adesivo para ser afixado no pára-brisa do carro.

> O credenciamento dos veículos deve ser solicitado na sede da AMC (avenida Aguanambi, 90, bairro José Bonifácio), das 8 às 17 horas. É preciso apresentar a carteira de identidade, o CPF, o documento do veículo, comprovante de endereço e o laudo médico pericial comprovando a deficiência física.

> O adesivo é válido por um ano. Depois desse prazo, toda a documentação atualizada deve ser reapresentada à AMC para que o cadastro seja renovado.

> Até o dia 17/11, 635 pessoas haviam se cadastrado na AMC.

> O adesivo fixado no carro tem o número de credenciamento.
É a partir dele que o agente da AMC confirma se o condutor realmente está credenciado.

> Ao contrário do Estacionamento Rotativo Zona Azul, não há limite de tempo para que o carro credenciado pela AMC fique estacionado nas vagas especiais para deficientes físicos.

Related posts

Ceir Móvel atenderá a pessoas com deficiência na região de Picos

Eraldo

Ações voltadas aos cegos

Eraldobr

Centro de Reabilitação será o melhor do Nordeste

Eraldo

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais