EMPREGOS

Cão-guia trabalha com a dona no escritório

ucilene Braga, 28, trabalha no setor de recursos humanos de uma empresa de tecnologia e finanças em São Paulo. No escritório, às vezes ela tem uma sensação incomum: algo roça seus pés.

Quando isso acontece, ela já sabe que alguém está se aproximando e que Charlie, seu cão-guia, quer fazer as “honras da casa” recepcionando o visitante. A simpatia, claro, é demonstrada com uma bela abanada de rabo.

Charlie, de três anos, é o destaque das mascote da semana da Folha Online.

Jucilene é cega desde os cinco anos devido a um acidente. Há um ano e dois meses ela tem a companhia do golden retriever, que nasceu e foi treinado nos Estados Unidos para acompanhar pessoas com deficiência visual.

No escritório, Charlie fica solto e se comporta bem. Já acostumados com a presença do cão, os colegas da jovem evitam “fazer festa” para ele. Jucilene ensina que a recomendação é não brincar com um cão-guia, para evitar distrações do animal. Afinal, ele é responsável pela integridade física do condutor.

A troca da bengala pelo cachorro só trouxe benefícios, afirma Jucilene. Além de mais segurança e independência, ela conta que as pessoas mudaram a forma de abordagem. Saiu a bengala, foi-se também boa parte do estigma que o objeto carrega.

Charlie chegou até sua dona por meio de uma parceria do Instituto Iris com a escola americana Leader Dog For the Blind. As duas instituições têm sites. O do Instituto Iris é www.iris.org.br. O da escola Leader Dog For the Blind é www.leaderdog.org.

Cadê meu bicho?

Para ver seu animal de estimação na Folha Online, mande um e-mail para bichos@grupofolha.com.br. Escreva “Bicho-Cão” ou “Bicho-Gato” no campo “Assunto” da mensagem.

Na primeira triagem, são descartadas fotos de baixa qualidade (evite as imagens de celular) ou com bichos acompanhados dos donos. Lembre-se: corte a foto no tamanho a partir de 640 x 480 pixels.

Faça a descrição do animal (nome, idade, raça) e da identidade do dono (nome, idade, profissão, cidade, contato). Relate curiosidades sobre seu amigão.

E quem já mandou e-mail e não teve o seu animal escolhido? Há ainda uma chance. As imagens que ficaram de fora vão compor um arquivo para as próximas seleções semanais de mascotes.

Related posts

Centro de reabilitação usa até videogame como terapia

Eraldobr

Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania passa por Lençóis Paulista (SP), em 24/09

angeloar

Vinte e cinco pessoas com deficiências vão disputar os Regionais

Eraldobr

Leave a Comment