«O serviço pretende unir a comunidade surda à comunidade ouvinte através de um call-center onde vão estar intérpretes a fazer o atendimento das chamadas», explicou à Lusa Nuno Carvalho, presidente executivo da ZONAdvanced, a empresa que disponibiliza à Associação Portuguesa de Surdos (APS) o serviço e o equipamento que permite o funcionamento do «call-center».
«O surdo poderá contactar esse call-center através de três formas: o telemóvel, através de vídeo-chamada; através do computador, descarregando uma aplicação que permite fazer a chamada; e através do telefone fixo, com um equipamento para chamadas de vídeo», adiantou.
Com este «call center», todas as pessoas surdas que ligarem 1000 – se estiverem a utilizar um telefone fixo ou o computador pessoal – ou 210343712 – se estiverem a ligar de um telemóvel ¿ podem, a partir da próxima segunda-feira, pedir ajuda para marcar uma consulta médica, chamar um táxi ou pedir os serviços de um electricista, por exemplo.
Horário de atendimento restrito: entre as 09h30 e as 12h30, de segunda a sexta-feira
Para o presidente da APS, João Alberto Ferreira, este serviço vai permitir retirar a comunidade surda do isolamento e funcionar como um grande ajuda em caso de dificuldade.
«Pessoas que vivem sozinhas em casa, como é que depois chamam alguém? Em caso de incêndio ou fuga de gás, uma cheia, qualquer coisa que possa acontecer, pedimos a quem esse auxílio? O nosso objectivo, no fundo, é que a pessoa não perca o contacto», declarou.
Para o presidente da APS, a única falha a apontar de momento é o horário de atendimento, que está restringido a um funcionamento entre as 09h30 e as 12h30, de segunda a sexta-feira.
«O horário não é suficiente. O meu objectivo era disponibilizar o serviço durante as 24 horas, mas estamos a dar um passo e é melhor que nada, como se costuma dizer», lamentou.