MT DO SUL

Faculdade reinaugura clínica escola de fisioterapia

Dependências da clínicaNa busca constante pela excelência, o Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) aportou recursos para tornar a clínica escola do curso de Fisioterapia ainda mais moderna e confortável aos seus pacientes. Durante 10 meses a instituição investiu em obras de melhorias na infra-estrutura e na aquisição de novos equipamentos médicos como o respiratório espirômetro e ventilômetro, cada um orçado em cerca de R$ 15 mil.

Após a realização das melhorias, ontem (22) a unidade de atendimento à saúde foi reinaugurada com novo nome: Clínica Escola Dr. Rodrigo Ramalho, em homenagem ao célebre médico cirurgião, professor da escola de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, reconhecido também pelo seu trabalho assistencial.

Mesmo durante a reforma, a Clínica Escola de Fisioterapia não deixou de prestar atendimento à população. Referência entre os profissionais e instituições alagoanas de saúde, o núcleo recebe pacientes de todos os hospitais públicos e privados do Estado. Os serviços oferecidos são gratuitos e em média são prestados 1,7 mil atendimentos por mês.

“A Clínica Escola de Fisioterapia do Cesmac foi criada para concentrar as atividades de pesquisa e extensão do nosso curso e também para dar a oportunidade dos estudantes colocarem em prática tudo àquilo que eles aprendem na sala de aula. Aqui, sob o acompanhamento de professores, eles prestam atendimento à população e fazem seus estágios curriculares”, explica Ana Lúcia Gusmão, coordenadora do curso de Fisioterapia do Cesmac.

Qualquer pessoa pode ter acesso aos serviços da Clínica Escola de Fisioterapia, desde que receba diagnóstico e seja encaminhado por um médico. “Fazemos um trabalho de triagem sempre as terças e sextas, no horário entre 7h30 e 10h30, respeitando a ordem de chegada dos pacientes. Em seguida, fazemos a avaliação deles e os encaminhamos para um dos nossos núcleos de especialidades”, conta a professora e coordenadora da Clínica, Loane Mesquita Maia.

Na Clínica Escola de Fisioterapia há sete áreas de tratamento específicas: Cardiopulmonar; Neurológica; Pediátrica; Traumato Ortopedia e Reumatologia; Obstetrícia, Uroginecologia e Oncologia; Articulação Temporo-Mandibular e o Núcleo de Atendimento ao Atleta.

No núcleo de atendimento cardiopulmonar são encaminhados os pacientes com problemas respiratórios ou cardíacos. Já o de atendimento neurológico reúne pessoas que sofreram derrame, vítimas de acidentes ou que perderam massa cefálica, por exemplo, que tiveram os movimentos do corpo prejudicados. A área de pediatria recebe crianças que tem paralisia cerebral, Síndrome de Down ou que apresentam disfunções ortopédicas, como o Pé Torto Congênito. “Somos a única clínica escola de Alagoas que realiza o tratamento do Pé Torto Congênito que é quando o bebê nasce com os pezinhos tortos. Trata-se de um projeto de extensão que conta com o trabalho de um médico e uma equipe de fisioterapeutas”, ressalta Loane.

A área de Traumato Ortopedia é uma das áreas que concentra o maior número de atendimentos. Lá são atendidos, sobretudo, pacientes que têm problemas como hérnia de disco, dores na coluna e Lesões por Esforço Repetitivo (LER). A área de Obstetrícia, Uroginecologia e Oncologia, por sua vez, atende mulheres que estão fazendo tratamento de câncer de mama, gestantes que são acompanhadas inclusive até depois do parto e pessoas com incontinência urinária e disfunções sexuais decorrentes de acidentes.  

Já o núcleo de atendimento dos distúrbios na Articulação Temporo-Mandibular trata de pessoas com lesões na região entre a mandíbula e a têmpora. “Neste caso, muitos pacientes são encaminhados por odontólogos que percebem problemas de encaixe na articulação ou problemas de mastigação nos seus pacientes”, descreve Loane Maia.

No Núcleo de Atendimento ao Atleta é para onde são encaminhados os desportistas que sofrem lesões na prática de esportes. Esse núcleo mantém atualmente uma parceria com o time de futebol Corinthians Alagoano. “Em breve, vamos criar uma nova área de atendimento especializada em tratamentos dermato funcionais. Na prática vamos oferecer um serviço clínico pós-operatório para pacientes que se submeteram a cirurgias plásticas e para pacientes que querem fazer tratamento de lesões dermatológicas como estrias e celulite. Atualmente a clínica vem desenvolvendo pesquisas nessa área, mas ainda não oferece atendimento ao público externo”, diz a coordenadora da Clínica Escola de Fisioterapia do Cesmac.

Related posts

Terapia celular gera tumor cerebral em garoto, diz estudo

Eraldobr

Cadeirante tira carteira para pilotar moto

Eraldobr

Maceió é sede do XII Encontro Estadual de Entidades de Deficientes Físicos

Eraldobr

Leave a Comment