19 C
Brasília
28/03/2025
EMPREGOS

Rede estadual de reabilitação de deficientes terá unidade em Santos

No último sábado, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência lançou a pedra fundamental do Instituto de Reabilitação do Hospital das Clínicas de São Paulo, que fará parte de uma rede estadual voltada à reabilitação com seis unidades até o final de 2009, sendo uma delas em Santos.

 

Durante o evento, o governador de São Paulo, José Serra, assinou o decreto que regulamenta o instituto. O evento contou com a participação de Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e médica.

 

‘’A importância do instituto é grande, pois, a saúde é a porta de entrada para a garantia da cidadania das pessoas com deficiência’’, disse Linamara.

 

Segundo ela, o instituto irá incorporar conceitos de reabilitação clínica, profissional e também de desenvolvimento de ajudas técnicas para valorizar a funcionalidade, reduzir as limitações e integrar as pessoas com deficiência de forma ativa na sociedade. “A Rede Lucy Montoro, com cada uma de suas unidades, servirá como exemplo de como garantir o melhor e mais qualificado atendimento às pessoas com deficiência’’, destaca.

 

O governador José Serra ressaltou a importância da Rede Lucy Montoro e disse que ela será referência no atendimento a pessoas com deficiência.

 

Rede Lucy Montoro

 

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro será composta por seis unidades em diversas regiões do Estado, priorizando a quantidade de pacientes atendidos e a atenuação do deslocamento por parte dos pacientes. Já foram lançadas as pedras fundamentais das unidades de Campinas e São Paulo, e, em breve, devem ser lançadas unidades em Santos e Marília, além de outras duas em cidades a serem definidas.

 

Todos os centros irão atender a pessoas com deficiência física, transitória ou definitiva, com o apoio de profissionais de diversas áreas, como fisioterapia, psicologia, medicina, assistência social, enfermagem, hidroterapia, nutricionismo e terapia ocupacional, entre outros.

 

As obras do Instituto de Reabilitação do Hospital das Clínicas de São Paulo têm previsão de término em abril de 2010 e receberão investimentos de R$ 25 milhões, levantados por meio de convênios entra a Secretaria da Saúde e a Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas. A previsão é que sejam atendidos 10 mil pacientes por mês e que haja 200 funcionários de diversas áreas para atendê-los. O investimento total nas seis unidades soma R$ 52 milhões.

 

O instituto contará com quadra poliesportiva, oficinas terapêuticas, oficina de órteses e próteses, piscina especial de hidroterapia, laboratório de função pulmonar e análise de movimento, espaço para condicionamento físico, salas para fisioterapia e para terapia ocupacional. O instituto ficará no bairro da Vila Mariana, a poucos metros da estação do metrô Chácara Klabin.

Related posts

Avape tem 200 vagas de trabalho para pessoas com deficiência

angeloar

Aluno com deficiência fica sem transporte escolar em SP

Eraldobr

Cão-guia trabalha com a dona no escritório

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais