A Secretaria do Trabalho de São Paulo oferece 1.109 vagas destinadas a pessoas com deficiência. Os salários variam de R$ 350,00 a R$ 3,5 mil e, para a maioria (901 chances), não é preciso ter experiência anterior na função. São 219 oportunidades para candidatos com o ensino fundamental completo e 236 para incompleto, 438 para ensino médio completo e 147 para incompleto e 69 para nível superior.
As vagas são de: Ajudante de Carga e Descarga de Mercadoria (20), Analista de Crédito (10), Assistente Administrativo (40), Atendente de Agência (30), Auxiliar de Administração (33), Auxiliar de Escritório (23), Auxiliar de Limpeza (45), Auxiliar de Linha de Produção (128), Cobrador de Transportes Coletivos (30), Consultor de Vendas (50), Estagiário em Administração de Empresas (20), Médico Clínico Geral (22), Médico Pediatra (17), Operador de Telemarketing Ativo (20) e Receptivo (72), Promotor de Vendas (15), Repositor de Mercadorias (12) e Varredor de Ruas (30).
Conforme informa o coordenador do programa Inclusão Eficiente da Secretaria, Carlos Eduardo de Lucca, o número de vagas para pessoas com deficiência tem aumentado a cada dia, principalmente em razão da lei que determina que as empresas mantenham de 3% a 5% de pessoas nessas condições em seu quadro de funcionários. A dificuldade, segundo ele, é para preencher todas as oportunidades em razão da baixa procura e da falta de capacitação das pessoas. "De todas as vagas oferecidas mensalmente, conseguimos somente 40% de ocupação", lamenta.
De acordo com a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) de São Paulo, em setembro do ano passado ainda havia cerca de 40 mil vagas para serem preenchidas na Capital por pessoas com deficiência.
Os interessados nas vagas descritas e em fazer parte do banco de dados da Secretaria devem comparecer em uma das seis unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, munidos de RG, CPF, carteira de trabalho e número do Cadastro Internacional de Doenças (CID). Os endereços são: av. Interlagos, 6.122, Interlagos; rua Gregório Ramalho, 12, Itaquera; Rua Catão, 312, Lapa; rua Voluntários da Pátria, 1.553, Santana; rua Barão do Rio Branco, 864, Santo Amaro; e rua Galvão Bueno, 782, Liberdade.
Quem tiver dificuldade de locomoção, pode se cadastrar pelo site: www.prefeitura.sp.gov.br/eficiente.