ACRE

Campanha Nacional de Acessibilidade

O Santos Futebol Clube, sempre focado em ações sociais e de integração com a sociedade, vai aderir formalmente à Campanha Nacional de Acessibilidade, organizada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade) da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República do Brasil. A assinatura do termo de compromisso se dará nesta quinta-feira (11), às 19h30, no Memorial das Conquistas do clube. Na oportunidade, os participantes do encontro irão conhecer o Memorial das Conquistas e a estrutura do Santos FC.

É aguardada a presença do Secretário Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo de Tarso Vannuchi, do presidente do CONADE, Alexandre Carvalho Baroni, e da Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Linamara Rizzo Battistella. O presidente do Santos FC, Marcelo Teixeira, irá assinar representando o clube.

Para marcar o ato de assinatura, crianças portadoras de deficiências entrarão em campo com o time no confronto com o Fluminense, válido pelo Campeonato Brasileiro, marcado para domingo (14), às 18h10, no Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro). A assinatura faz parte da programação do “Encontro dos Países Lusófonos para Divulgação e Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”, que está sendo realizado em Santos (Litoral de São Paulo) pela Secretaria de Estado dos Negócios dos Direitos da Pessoa com Deficiência e pela Prefeitura Municipal de Santos.

Mesmo antes de aderir a esta campanha, o Santos FC sempre mostrou seu compromisso em promover a facilitação dos acessos em seus espaços aos portadores de necessidades especiais. Todos os acessos ao Estádio possuem guias rebaixadas. Além disso, há mais de 10 anos, os portadores de necessidades especiais podem assistir gratuitamente às partidas do Santos FC, bastando apenas fazer um cadastro antecipado na Secretaria Social do clube.


Portadores de Necessidades Especiais inaugurando 


o Camarote Especial para eles em fevereiro de 2008

Em fevereiro deste ano, o clube inaugurou um camarote especial para os portadores de necessidades especiais, que fica ao nível do gramado e dispõe de todo o conforto e atende todas as necessidades deste seleto público. O espaço possui 36 metros quadrados, com 25 assentos e área disponível para 12 cadeirantes. Conta também com sanitário adaptado, para uso exclusivo dos espectadores especiais. O Memorial das Conquistas é outro espaço preparado para receber os portadores de necessidades especiais. Desde sua concepção, em 2003, o acervo do museu prioriza colocar suas principais peças em uma altura de visão que facilite a interação com este público.


Marcelo Teixeira e portadores de necessidades especiais 


na inauguração do Camarote Especial na Vila Belmiro

Além do Santos FC, os atletas atuais e ex-jogadores da equipe (como Zito e Pepe) vão aderir individualmente à Campanha Nacional de Acessibilidade, que tem como padrinho na área de Esportes o ex-goleiro do Fluminense e da Seleção Brasileira, Paulo Victor Barbosa de Carvalho, que também estará presente. As medalhistas de Prata no Futebol Feminino nos Jogos Olímpicos de Pequim que atuam no Santos FC (Érika, Ester, Francielle e Maurine) também irão assinar o termo de apoio à campanha.


Zito e Pepe, bicampeões do Mundo pelo Peixe (62 e 63) 


e pelo Brasil (58 e 62) também irão aderir a campanha


Time do Peixe também vai aderir a campanha

O presidente do Conade, Alexandre Baroni, acredita que a adesão dos clubes de futebol (Botafogo e Fluminense também aderiram à campanha) está possibilitando a propagação da temática acessibilidade de forma natural e envolvente. “O Futebol está atuando como elemento provocador da mudança de paradigma e do despertar de uma nova consciência quanto aos direitos das pessoas com deficiência”.


Medalhistas de Prata no Futebol Feminino nas 


últimas Olimpíadas, Érika, Fran, Maurine e 


Ester irão colaborar com a Campanha da Acessibilidade

O presidente do Santos FC, Marcelo Teixeira, diz que o clube sempre se notabilizou pela atenção aos portadores de necessidades especiais. “Há muito tempo o Santos FC tem trabalhado a idéia da acessibilidade e da melhor atenção aos portadores de necessidades especiais, por isso, nossa adesão à Campanha Nacional de Acessibilidade é feita de forma natural, uma vez que esta é uma preocupação antiga no clube. É uma honra também sermos o primeiro clube de futebol do Estado a firmar este compromisso”.

Campanha Nacional de Acessibilidade


O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), órgão deliberativo integrante da estrutura básica da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, lançou no dia 14 de maio, durante a I Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Campanha Nacional da Acessibilidade. Trata-se de uma campanha de sensibilização, conscientização e mobilização da sociedade para a eliminação das barreiras atitudinais, de informação, arquitetônicas, dentre outras, que impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida a participarem efetivamente da vida em sociedade. Objetiva-se favorecer a conscientização e estimular uma ação pró-ativa em direção à construção de uma sociedade inclusiva, solidária que possibilite igualdade de oportunidades. O lançamento da Campanha foi realizado durante a I Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e, na oportunidade, foi apresentada a marca, o slogan e o site da campanha (http://acessibilidade.sigaessaideia.org.br) e a revista da Turma da Mônica com histórias sobre acessibilidade.

Já aderiram à Campanha da Acessibilidade: Supremo Tribunal Federal, Ministério Público Federal, Governo do Distrito Federal, Governo do Estado do Piauí, Governo do Estado do Maranhão, Governo do Estado de Goiás, Governo do Estado de Alagoas, Ministério Público da Bahia, Ministério Público do Mato Grosso, Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional da Juventude – CONJUVE, Associação Nacional do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência – AMPID, Confederação Nacional do Comércio – CNC, Organização Nacional de Entidades de Deficientes Físicos – ONEDEF, Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – MORHAN, Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência do Banco do Brasil – APABB, Instituto Marista de Solidariedade, União Brasileira de Cegos – UBC, Editora Microlins Brasil LTDA, o ator Marcos Frota, a atriz da Rede Globo Mareliz Rodrigues e o ex-goleiro da Seleção Brasileira Paulo Victor Barbosa de Carvalho.

Com a adesão de Paulo Victor e em conseqüência de suas gestões, novas personalidades do mundo futebolístico também aderiram à Campanha como: Roberto Dinamite (presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama), Jairzinho (ex-jogador da Copa de 70), o clube Botafogo de Futebol e Regatas e Zico. A adesão do Santos FC, clube de grande tradição, representa uma conquista para a Campanha da Acessibilidade e possibilita a propagação da temática “Acessibilidade” de forma natural e envolvente, atuando como elemento provocador da mudança de paradigma e do despertar de uma nova consciência quanto aos direitos das pessoas com deficiência.

Mais informações sobre a campanha podem ser vistas no sitehttp://acessibilidade.sigaessaideia.org.br/

Encontro dos Países Lusófonos para Divulgação e Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência


A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo promove este encontro para capacitar diferentes agentes nos diversos temas abordados na Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assim como aprofundar a cooperação entre os países de língua portuguesa para intensificar as políticas, programas e ações voltadas para a inclusão e qualidade de vida das pessoas com deficiência. O objetivo do encontro, que acontece entre 10 e 14 de setembro, em Santos, é capacitar agentes nos temas abordados pela Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, bem como aprofundar a cooperação entre os países de língua portuguesa para intensificar as políticas, programas e ações voltadas para inclusão e qualidade de vida das pessoas com deficiência. Cada um dos países lusófonos, a saber: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, tem em seu ordenamento jurídico e em suas políticas públicas um determinado desenho de ações que propõem reduzir a pobreza, dar acesso aos serviços públicos e garantir os direitos das pessoas com deficiência.

No Brasil, cada uma das políticas setoriais inclui o grupo de pessoas com deficiência e, em algumas delas, estabelece ações afirmativas para superar as questões históricas de discriminação e isolamento enfrentados pelas pessoas desse segmento. Na região das Américas, segundo dados da OEA, existem 90 milhões de pessoas com deficiência. Tal como em outras regiões do mundo, a metodologia das estatísticas de prevalência sobre incapacidade difere grandemente. Sabemos que no Brasil, segundo dados do Censo IBGE – 2000, existem 24,5 milhões de pessoas com deficiência.

Este encontro é para desenvolver e nortear a qualificação e requalificação de recursos humanos para atuação na área da pessoa com deficiência, visando a difusão de ações e conhecimentos, bem como a troca de experiências que contribuam para assegurar os direitos e o exercício da cidadania desse público. Vamos também construir em conjunto estratégias de divulgação e implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – ONU e formas de cooperação. Criação de uma rede na web, através de um fórum, para acompanhamento dos resultados do Encontro, bem como de ações conjuntas dos países, objetivando a inserção de políticas públicas para pessoas com deficiência no âmbito dos Direitos Humanos.

Related posts

Etudantes de Vitória sofrem com o descaso da prefeitura

Eraldobr

Síndrome de Down – mitos e realidades

Eraldobr

Equipamento garante vida mais independente para deficientes

Eraldobr

Leave a Comment