O tema foi proposto pela Federação Nacional das APAEs: neste ano, a Declaração dos Direitos Humanos completa 60 anos. Apesar dos avanços na garantia dos direitos básicos e universais do ser humano, os direitos das pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas (deficiência intelectual combinada às físicas) não haviam sido evidenciados até então. “Não existe apenas a deficiência física. E para as deficiências físicas, as adaptações são visíveis. Para o cego, há o braille. Para o surdo, a linguagem de sinais. Para o deficiente físico, as adaptações no espaço. Mas como ‘adaptar’ o intelecto?”.
Programação
Na programação, além das atividades de lazer, esportivas e de passeios, há também as visitas de alunos de outras instituições ao Centro Educacional.
A Semana será aberta nesta quinta-feira (21), com um culto ecumênico, na própria APAE, a partir das 7h. Depois da abertura e do café da manhã, um passeio com carro de som e apresentação da Banda do Centro Educacional.
Na sexta-feira (22), também após o café, passeio no rancho do Rotary, das 7h30 às 14h.
Na segunda-feira (25), está programada a visita dos alunos do Castelinho, de manhã e à tarde.
Na terça (26), é dia de passeio para os alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil, no pesqueiro Lagoa da Prata, das 14h às 16h.
Na quarta (27), outro passeio, desta vez no Green Park, para os alunos da Educação Infantil, das 14h às 16h. à noite, a partir das 18h, haverá uma noite especial para os adolescentes, com direito à boate, no Clube dos Médicos.
A programação para o encerramento (no dia 28) ainda não está fechada.
Hoje é também o último dia das Olimpíadas do CETL: de manhã e à tarde, haverá apresentações de dança e gincanas, com atividades recreativas, premiação e encerramento. Na foto, premiação dos campeões dos jogos de terça-feira.