25.5 C
Brasília
10/02/2025
ACESSIBILIDADE

MPF quer garantir acesso de deficientes a prédios da UFRJ

Universidade tem dez dias para responder se atende à recomendação. Decreto garante acessibilidade a todas unidades e hospitais da universidade.

O Ministério Público Federal encaminhou recomendação à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para que a instituição garanta o acesso e a utilização de seus ambientes por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

O MPF quer que a UFRJ responda em dez dias se passará a cumprir o decreto para garantir a acessibilidade plena a todos os prédios, unidades e hospitais da universidade e a suas dependências, como salas de aula, bibliotecas, auditórios, instalações desportivas, laboratórios, áreas de lazer e sanitários.

Uma inspeção do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA/ RJ) revelou que os prédios da UFRJ não estão acessíveis e não satisfazem as condições técnicas estabelecidas, exigidas no decreto.

Relatório conclusivo

O MPF quer que a universidade entregue, no prazo de 60 dias, um relatório conclusivo de adequação às exigências da norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para cada prédio, unidade, hospital e dependência. A procuradora da República pede ainda que a UFRJ apresente respostas ao formulário do CREA/RJ sobre a acessibilidade dos seus ambientes e relatório sobre as condições de acesso das pessoas com deficiência aos pontos de ônibus e veículos que circulam no campus do Fundão.

Após a entrega desses relatórios, o MPF quer que a UFRJ mostre, em 30 dias, projetos para implementar a acessibilidade com os respectivos cronogramas das obras. A instituição deve garantir também o acesso de profissionais do CREA/RJ para acompanhar o andamento das obras.

A recomendação é um instrumento usado por procuradores da República para defender o interesse público sem recorrer a um processo judicial.

Related posts

Volta Redonda tem lei que concede gratuidade em passagem para deficientes

angeloar

Lojas são obrigadas a ter provador para pessoas com deficiência

angeloar

Gratuidade nos ônibus para idosos e deficientes ficará mais fácil

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais