O Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou ontem a Conferência Municipal para a elaboração de políticas públicas de acesso, saúde, trabalho e educação. O próximo passo será a avaliação do relatório final da 1ª Conferência pelo Conselho para que sejam estabelecidas as metas e projetos de lei para facilitar o ingresso efetivo dos deficientes em vários setores da sociedade.
O tema principal da conferência foi “Inclusão, Participação e Desenvolvimento: Um novo jeito de avançar”. A organização ficou por conta da Fundação Municipal Proamor de Assistência Social e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD).
De acordo com a diretora técnica da Fundação Proamor, Vera Lúcia dos Santos Pereira, um dos pontos altos do evento foi a participação das entidades representativas dos deficientes e a palestra realizada pela manhã, que buscou sensibilizar os participantes sobre os direitos da pessoa com deficiência.
Para Noel Kostiuresko, presidente da Associação Ponta-grossense de Esportes para Deficientes, a palestra também foi muito instrutiva e provocativa. “Acho que se colocarmos em prática o que ouvimos, Ponta Grossa vai dar um salto na questão da acessibilidade para os deficientes físicos”, afirmou.
Além da palestra, a Conferência elaborou as propostas que serão enviadas, pelos delegados eleitos ontem, à Conferência Estadual, que acontece em agosto.
De acordo com a organização do evento o objetivo da conferência foi alcançado, pois foram analisados os obstáculos e avanços da Política Nacional para Inclusão da pessoa com deficiência e foram eleitos dez delegados para a Conferência Estadual.
Segundo Vera “com a eleição de delegados que irão representar a cidade de Ponta Grossa na Conferência Estadual, criamos a possibilidade de ver propostas apresentadas pelo Município incluídas nas políticas públicas elaboradas pela Corde (Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência) e Conade (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência)”, esclarece.
ESTADUAL
Próxima etapa será em agosto
A Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência será realizada nos dias 5 e 6 de agosto e a nacional será em dezembro e terá caráter deliberativo com a finalidade de analisar os obstáculos e avanços da Política Nacional para Integração da Pessoa com Deficiência. A etapa nacional deverá considerar a consolidação das Conferências ou Fóruns Estaduais e Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e tratar dos temas relevantes em âmbito nacional.