01/04/2025
INTERNACIONAIS

Congresso elabora metas para acesso de deficientes

O Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou ontem a Conferência Municipal para a elaboração de políticas públicas de acesso, saúde, trabalho e educação. O próximo passo será a avaliação do relatório final da 1ª Conferência pelo Conselho para que sejam estabelecidas as metas e projetos de lei para facilitar o ingresso efetivo dos deficientes em vários setores da sociedade.

O tema principal da conferência foi “Inclusão, Participação e Desenvolvimento: Um novo jeito de avançar”. A organização ficou por conta da Fundação Municipal Proamor de Assistência Social e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD).


De acordo com a diretora técnica da Fundação Proamor, Vera Lúcia dos Santos Pereira, um dos pontos altos do evento foi a participação das entidades representativas dos deficientes e a palestra realizada pela manhã, que buscou sensibilizar os participantes sobre os direitos da pessoa com deficiência.


Para Noel Kostiuresko, presidente da Associação Ponta-grossense de Esportes para Deficientes, a palestra também foi muito instrutiva e provocativa. “Acho que se colocarmos em prática o que ouvimos, Ponta Grossa vai dar um salto na questão da acessibilidade para os deficientes físicos”, afirmou.


Além da palestra, a Conferência elaborou as propostas que serão enviadas, pelos delegados eleitos ontem, à Conferência Estadual, que acontece em agosto.


De acordo com a organização do evento o objetivo da conferência foi alcançado, pois foram analisados os obstáculos e avanços da Política Nacional para Inclusão da pessoa com deficiência e foram eleitos dez delegados para a Conferência Estadual.


Segundo Vera “com a eleição de delegados que irão representar a cidade de Ponta Grossa na Conferência Estadual, criamos a possibilidade de ver propostas apresentadas pelo Município incluídas nas políticas públicas elaboradas pela Corde (Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência) e Conade (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência)”, esclarece.


ESTADUAL

Próxima etapa será em agosto


A Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência será realizada nos dias 5 e 6 de agosto e a nacional será em dezembro e terá caráter deliberativo com a finalidade de analisar os obstáculos e avanços da Política Nacional para Integração da Pessoa com Deficiência. A etapa nacional deverá considerar a consolidação das Conferências ou Fóruns Estaduais e Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e tratar dos temas relevantes em âmbito nacional.

Related posts

Espanhol é aprovado em exame e se torna 1º europeu a dirigir com pés

Eraldobr

Australiano tetraplégico inspira surfistas profissionais no Havaí

Eraldo

Evento vai debater a exclusão do deficiente

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais