26.5 C
Brasília
03/04/2025
ACRE

Rondonópolis realiza o 1º Fórum de Políticas de Inclusão para Pessoas com Deficiência

Para garantir a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, as instituições governamentais e não governamentais devem estar envolvidas, trabalhando juntas. Com este objetivo, a Prefeitura de Rondonópolis e o Governo do Estado realizam nesta sexta-feira (27.06), o 1º Fórum de Políticas de Inclusão para Pessoas com Deficiência. O evento acontecerá no Centro Integrado de Ensino (CIE) do município, das 7h30 às 16h.

O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, por intermédio do Departamento de Políticas de Trabalho e pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). A programação inclui apresentações culturais de associações de deficientes, palestras sobre as políticas públicas de inclusão do deficiente no mercado de trabalho e os aspectos legais, a política de assistência social desenvolvida em prol do deficiente, além de apresentação de casos de sucesso de pessoas deficientes que superaram o preconceito e obstáculos.

De acordo com a gerente do Departamento de Políticas de Trabalho de Rondonópolis, Ilka Mezomo de Souza, a questão da inclusão de deficientes no mercado de trabalho é um desafio que pode ser visto pelas empresas como uma crise ou como uma oportunidade incrível. “Na sociedade inclusiva ninguém precisa ser bonzinho.

As barreiras para a inclusão de deficientes talvez estejam mais em nossas cabeças do que em problemas efetivos. Como durante muito tempo os deficientes estiveram segregados, a sociedade acabou por reforçar seus preconceitos e nos acostumamos a mantê-los sempre isolados e marginalizados. Nossa intenção é ir contra tudo isso e conscientizar a sociedade de que eles não querem ser vistos como ‘coitadinhos’, mas sim como pessoas capazes. O que eles precisam de oportunidades”, afirmou.

Durante o evento, serão entregues selos de responsabilidade inclusiva para empresas que já empregam pessoas com deficiência. Desde 1991 existe uma lei no Brasil que obriga as empresas com mais de 100 funcionários a contratarem pessoas portadoras de deficiências. A lei prevê que uma determinada quantidade de vagas, que varia de 2% a 5% do número total de funcionários, deve ser reservada para pessoas deficientes.

“A lei de cotas pretende minimizar este problema e ajudar a dar oportunidade para que estas pessoas voltem a fazer parte da comunidade e, para isso, o papel das empresas (como geradoras de empregos) é decisivo. Pela dificuldade que temos em lidar com o novo e porque não estamos habituados a lidar com deficientes, torna-se fundamental investir na sensibilização de gestores e funcionários. Acredito que este fórum conseguirá despertar junto aos empresários a importância de abertura de vagas para estas pessoas”, destacou o secretário-adjunto de Trabalho e Emprego da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Jean Estevan Campos Oliveira.

SUPERAÇÃO – A miss Ceará, Vanessa Vidal, de 24 anos, será uma das pessoas deficientes que darão o depoimento durante o Fórum sobre como vencer o preconceito e superar obstáculos. Deficiente auditiva, Vanessa Vidal ficou em segundo lugar no Miss Brasil 2008. Para ela, o maior aprendizado foi a certeza de poder alcançar seus sonhos. Ela cursa duas faculdades: Ciências Contábeis e Letras, com especialização em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Confira a programação completa do evento:
7h30: abertura do evento com apresentação artística da Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais.
8h: palestra sobre as “Políticas Públicas de Inclusão Social das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho”, proferida por Ivete De Mais, da Universidade da Cidade de São Paulo.
8h40: debate.
9h: depoimento do engenheiro agrônomo e presidente da Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais, Erondi Mocelin.
9h10: apresentação de um caso de sucesso do processo de inclusão na empresa Dixietoga.
9h40: debate.
10h: palestra sobre “A pessoa com deficiência no âmbito da Política Nacional de Assistência Social”, proferida pela assistente social Paula de Ávila Catelli, da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social de Rondonópolis.
10h30: debate.
10h40: entrega do selo de responsabilidade inclusiva a empresas que empregam pessoas com deficiência.
11h30: intervalo para almoço.
13h30: apresentação artística dos alunos do curso de Libras da Prefeitura de Rondonópolis.
13h40: palestra sobre “Inclusão das Pessoas com Deficiência: aspectos legais no mercado de trabalho”, proferida pela auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, Norma Lúcia Magalhães da Silva.
14h10: debate.
14h30: apresentação artística das crianças do PETI
14H40: palestra sobre o papel do Ministério Público do Trabalho e a Inclusão das Pessoas com Deficiência, proferida pelo promotor Rogério Sintônio Wanderley.
15h10: debate
15h30: depoimento da Miss Ceará, Vanessa Vidal
16h: encerramento.

Related posts

Ceope e ESP realizam palestra a pessoas com deficiência

Eraldobr

Administração pública não dá exemplo de acessibilidade

Eraldobr

Saiba como os deficientes visuais tiram fotos

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais