26.5 C
Brasília
03/04/2025
PARANÁ

Brasil é sede do Primeiro Torneio Pan-Americano de Tênis da Special Olympics

A Special Olympics do Brasil realizará na cidade de Jundiaí (SP), no período de 1º a 7 de julho, o Primeiro Torneio Pan-Americano de Tênis Special Olympics. A competição reunirá 150 atletas, sendo que cada país participante enviará quatro tenistas e o Brasil, por ser o país anfitrião, será representado por 60 jogadores.

Os jogos pan-americanos de tênis terão a participação dos Programas Special Olympics dos Estados Unidos, México, El Salvador, Venezuela, Peru, Costa Rica, Paraguai, Argentina e Bolívia.
 
– O tênis na Special Olympics

Para a Special Olympics, o tênis é um dos esportes mais interessantes para o desenvolvimento de diferentes habilidades em atletas, já que a sua prática requer habilidades não somente no aspecto físico, mas também estimula a concentração constante, desenvolve o tempo de reação e a capacidade estratégica.

Com o objetivo de fomentar a prática do tênis entre as pessoas com deficiência intelectual no Brasil e nos demais países das Américas, o Programa Special Olympics tem como meta aumentar o número de pessoas atendidas, treinadores, voluntários e familiares envolvidos.

Além de ser mais uma oportunidade de massificação da prática da modalidade, o primeiro Torneio Pan-Americano de Tênis Special Olympics visa promover a compreensão, respeito e aceitação das pessoas com deficiência intelectual em um ambiente de mais igualdade.

– O Programa Special Olympics

Special Olympics é um programa internacional que oferece, gratuitamente, treinamento e competição esportiva, durante todo o ano, para pessoas com deficiência intelectual em mais de 170 países.

Atualmente, o Special Olympics envolve cerca de dois milhões de atletas no mundo. São mais de 200 programas em 27 esportes olímpicos, envolvendo 500 mil voluntários, mais de 140 mil treinadores.

O Programa atinge 170 milhões de pessoas com deficiência intelectual com mais de 20 mil competições por ano. O Special Olympics é o único programa a oferecer a prática de esportes para essa população específica.

A cada quatro anos, o Programa realiza os Jogos Mundiais de Verão e, em 2007, na China, o Brasil foi representado por quatro tenistas e conquistou uma medalha de ouro com o atleta Ruy Chaves Carneiro.

Related posts

Estudantes com deficiência passam a contar com mais recursos

Eraldobr

Empresas contratam pessoas com deficiência, mas esquecem de ensinar os funcionários a lidarem com a

Eraldobr

Ônibus devem fazer adaptações para deficientes até 2013

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais