01/04/2025
RORAIMA

O evento tem como objetivo mobilizar e sensibilizar a sociedade para a importânc

Lançada hoje (3) em Cuiabá a campanha ´Acessibilidade, a vida sem obstáculos´. O evento é do Ministério Público do Estado de Mato Grosso e conta com apoio de diversos parceiros, entre eles a Assembléia Legislativa. É no dia 3, que se comemora o Dia Internacional do Deficiente Físico.

De acordo com o procurador Geral de Justiça, Paulo Prado, é preciso a união de esforços entre todos os setores da sociedade – seja ele público ou privado – para quebrar a barreira do preconceito em relação aos portadores de deficiência.
     
     “É um exercício de cidadania. Ninguém quer compaixão. Eles querem apenas o direito de ir e vir. Não podemos permitir que uma pessoa deixe de exercer seus direitos, em função de barreiras arquitetônicas e estruturais”, destacou Paulo Prado.
     
     Em Cuiabá, de acordo com o prefeito Wilson Santos (PSDB), a frota de ônibus de um total de 400 veículos, 15% já estão dotados de elevadores para os cadeirantes. Hoje 15 ônibus estão adaptados com esse sistema e, para o inicio de 2008, serão mais 15 ônibus, perfazendo um total de 60 veículos.
     
     O prefeito disse ainda que 10 ônibus do Projeto Buscar vão passar por reforma completa. “Além desses benefícios aos deficientes físicos, a prefeitura vai adequar o centro histórico às necessidades dessas pessoas. Já a parte nova da cidade, as construções deverão estar dentro das normas arquitetônicas voltadas aos portadores de deficiência física e mental”, garantiu Santos.
     
     O secretário Municipal de Trânsito e Transporte Urbanos (SMTU), Oscar Soares Martins, afirmou que a prefeitura vai investir a partir de 2008 cerca de R$ 4,157 milhões em obras especificas para atender os deficientes em Cuiabá. Os recursos serão investidos na construção de rampas, na pavimentação asfáltica e em sinalizações verticais e horizontais.
     
     “Não basta investimentos em obras arquitetônicas para os deficientes físicos. A sociedade precisa se mobilizar para mudar seus hábitos culturais. As pessoas precisam estar mais sensíveis a essa causa”, disse Oscar Martins. De acordo com Josineide de Miranda Freitas – ela é a primeira-secretária da Andes (Associação Mato-grossense de Deficientes) – as mudanças arquitetônicas devem se iniciar pelos Poderes Públicos.
     
     “Uma das dificuldades perceptíveis, nos dias de hoje, é o acesso à Prefeitura de Cuiabá. Nela, as portas são estreitas e os elevadores não adaptados aos deficientes. Na Assembléia Legislativa, a rampa que dá acesso ao prédio é muito inclinada”, destacou. Josineide Freitas. Quem falou em nome dos portadores de deficiência foi Marcino Oliveira. Ele que é deficiente visual, afirmou que a campanha estabelece um marco histórico para Mato Grosso.
     
     “É um novo tempo, porque o cidadão vai cobrar do Poder Público e da sociedade a aplicação da lei que garante aos deficientes o direito de ir e vir. Para isso, é preciso a adequação dos espaços públicos e privados aos portadores de deficiência. As normas precisam ser colocadas em prática,” destacou Marcino Oliveira.

Related posts

Aula prática de vivência em acessibilidade flagra desrespeitos contra deficientes

Eraldo

Direitos de deficientes estão em debate

Eraldobr

MPT destina recursos para profissionalizar pessoas com deficiência em MT

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais