O vereador Gilmar Olarte (PP) apontou, hoje (03), melhorias a serem realizadas na região central de Campo Grande para facilitar o acesso dos portadores de deficiência física.
Olarte afirmou que Campo Grande, diferentemente de outras capitais brasileiras, possui uma boa infra-estrutura para locomoção de cadeiras de rodas, como rampas de acesso na maioria das esquinas do Centro da cidade e uma frota de ônibus adaptada às necessidades dos cadeirantes.
Entretanto, o parlamentar disse que ainda é necessário criar uma padronização no pavimento das calçadas para facilitar a locomoção e diminuir os obstáculos como buracos, desníveis e raízes de árvores. Além de aumentar a frota de ônibus adaptados aos cadeirantes e fiscalizar se os locais públicos possuem as devidas adaptações exigidas por lei.
“Precisamos focar as necessidades de quem precisa de cuidados especiais, a ponto de tornar Campo Grande uma cidade exemplar no respeito com todos os cidadãos”, ressaltou Olarte.
Desde o dia 24 de outubro de 1989, uma lei nacional assegura aos deficientes sua integração social e o exercício de seus direitos individuais. Além disso, garante o direito de igualdade e oportunidade, assim como o de qualquer pessoa. No dia 03 de dezembro é comemorado anualmente o Dia Internacional do Deficiente Físico.