20.4 C
Brasília
31/03/2025
EMPREGOS

Justiça garante novas vans para cadeirantes em RP

Um acordo firmado em julho entre o Ministério Público Estadual (MPE), as permissionárias que atuam no serviço de transporte coletivo e a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) garantiu as quatro novas vans para o transporte público de cadeirantes.

Os novos veículos foram entregues anteontem pela cooperativa que oferece o serviço, na esplanada do Theatro Pedro II, em cerimônia aberta pelo prefeito e autoridades.

Quem informa é a presidente do Conselho Municipal de Promoção e Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Comppid), Sandra Rosângela Gonçalves, que entrou com uma representação no MPE em 2005 pedindo a ampliação da frota de vans adaptadas.

O promotor de Justiça da pessoa portadora de deficiência, Carlos Cezar Barbosa, confirma o acordo.

“Foi um acordo firmado dentro de um processo judicial gerado por uma ação do Ministério Público. E a entrega das vans foi feita dentro do prazo, que era de 90 dias”, relatou o promotor.

O superintendente da Transerp, coronel Antonio Carlos Muniz, nega que a nova frota de carros adaptados tenha relação com o acordo firmado judicialmente. “Esse foi um esforço feito pela Transerp, pelo prefeito junto às empresas. E é um esforço que nós vamos continuar fazendo sempre”, disse Muniz. Antes da nova frota, o número de cadeirantes atendidos era de aproximadamente 160. Com mais quatro vans, a expectativa é que de 70 a 80 novos cadeirantes sejam atendidos de forma permanente.

Ainda assim, uma fila de espera pelo serviço vai continuar existindo, já que, segundo o Comppid, cerca de 160 pessoas aguardam pelo serviço.

Crítica
O promotor Carlos Cézar Barbosa critica a política de atendimento aos cadeirantes e afirma que a melhor medida seria tornar os ônibus circulares convencionais adaptados aos portadores de deficiência. “Mas como o decreto federal que regulamenta a acessibilidade no transporte dá dez anos de prazo para a adaptação dos veículos, e ele é de 2004, ainda deve demorar para isso acontecer”, declarou.

Em Ribeirão Preto existem hoje seis ônibus convencionais adaptados circulando no município. Já o serviço de vans, que conta com 14 veículos adaptados com vaga para três cadeirantes, não integra o mesmo sistema e é oferecido gratuitamente.

As pessoas atendidas passam por exames e são cadastradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Elas são levadas de casa ao trabalho, à escola e para tratamentos de saúde, com hora marcada.

Related posts

Projeto que isenta ICMS de veículos de deficientes é aprovado

Eraldobr

Passe livre de deficientes começam a ser entregues em São Gonçalo

Eraldobr

64% das empresas de Osasco cumprem a Lei de Cotas para deficientes físicos

Eraldo

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais