EMPREGOS

Justiça garante novas vans para cadeirantes em RP

Um acordo firmado em julho entre o Ministério Público Estadual (MPE), as permissionárias que atuam no serviço de transporte coletivo e a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) garantiu as quatro novas vans para o transporte público de cadeirantes.

Os novos veículos foram entregues anteontem pela cooperativa que oferece o serviço, na esplanada do Theatro Pedro II, em cerimônia aberta pelo prefeito e autoridades.

Quem informa é a presidente do Conselho Municipal de Promoção e Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Comppid), Sandra Rosângela Gonçalves, que entrou com uma representação no MPE em 2005 pedindo a ampliação da frota de vans adaptadas.

O promotor de Justiça da pessoa portadora de deficiência, Carlos Cezar Barbosa, confirma o acordo.

“Foi um acordo firmado dentro de um processo judicial gerado por uma ação do Ministério Público. E a entrega das vans foi feita dentro do prazo, que era de 90 dias”, relatou o promotor.

O superintendente da Transerp, coronel Antonio Carlos Muniz, nega que a nova frota de carros adaptados tenha relação com o acordo firmado judicialmente. “Esse foi um esforço feito pela Transerp, pelo prefeito junto às empresas. E é um esforço que nós vamos continuar fazendo sempre”, disse Muniz. Antes da nova frota, o número de cadeirantes atendidos era de aproximadamente 160. Com mais quatro vans, a expectativa é que de 70 a 80 novos cadeirantes sejam atendidos de forma permanente.

Ainda assim, uma fila de espera pelo serviço vai continuar existindo, já que, segundo o Comppid, cerca de 160 pessoas aguardam pelo serviço.

Crítica
O promotor Carlos Cézar Barbosa critica a política de atendimento aos cadeirantes e afirma que a melhor medida seria tornar os ônibus circulares convencionais adaptados aos portadores de deficiência. “Mas como o decreto federal que regulamenta a acessibilidade no transporte dá dez anos de prazo para a adaptação dos veículos, e ele é de 2004, ainda deve demorar para isso acontecer”, declarou.

Em Ribeirão Preto existem hoje seis ônibus convencionais adaptados circulando no município. Já o serviço de vans, que conta com 14 veículos adaptados com vaga para três cadeirantes, não integra o mesmo sistema e é oferecido gratuitamente.

As pessoas atendidas passam por exames e são cadastradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Elas são levadas de casa ao trabalho, à escola e para tratamentos de saúde, com hora marcada.

Related posts

Evento discutirá soluções e inovações para deficientes físicos

Eraldobr

O projeto “Gente Eficiente”, trata da questão da reabilitação de jovens com qualquer tipo de deficiê

Eraldobr

Projeto que isenta ICMS de veículos de deficientes é aprovado

Eraldobr

Leave a Comment