Será no dia 21 de setembro, -Dia Nacional das Pessoas com Deficiência-, o lançamento da campanha “Por um Brasil mais acessível”. A campanha promovida pela Secretaria de Movimentos Sociais do PT e o Setorial de Pessoas com Deficiência do PT foi discutida durante a 4ª Plenária Nacional do Setorial, ocorrida no sábado (30), no Diretório Nacional em São Paulo.
A aprovação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, em tramitação no Congresso Nacional, será uma das reivindicações constantes da campanha “Por um Brasil Acessível”. A discussão em audiências públicas nos estados preparará o lançamento da campanha, em setembro, ao mesmo tempo em que coletará sugestões para o aprimoramento do projeto de lei.
A plenária reuniu representantes dos cinco Estados onde o PT tem setorial de pessoas com deficiência: PE, DF, RS, RJ e SP. Foi discutida a necessidade de ampliar a organização do setorial para outros Estados, além de eleger uma coordenação nacional. Os coordenadores escolhidos foram Francisca das Chagas (SP), Santos Fagundes (RS), Eraldo Gomes Pereira (DF), Luís Cláudio Pontes (RJ) e Jarbas Trindade (PE).
Os militantes do setorial também definiram que participarão com outros setoriais da elaboração de uma resolução sobre a construção partidária a ser apresentada no 3º. Congresso do PT, que ocorre ao final de agosto. Também será elaborada conjuntamente um projeto de resolução específico sobre a presença das pessoas com deficiência e de suas causas na construção do Brasil que queremos e do Socialismo Petista, a partir de contribuições recebidas dos Setoriais Estaduais de PE, SP e RS a serem incorporadas com as propostas da Plenária pela Coordenação Nacional eleita.
Xuxu
A plenária homenageou a memória do coordenador do setorial Ednir Alves Veludo, o Xuxu, falecido no último dia 30 de maio. Xuxu filiou-se ao PT em 1989 e, desde então, integrou as executivas municipal (São Vicente), estadual (São Paulo) e nacional do PT, sempre vinculado ao setorial de pessoas portadoras de deficiência.
Em outubro de 2001, durante o 3º Encontro Nacional dos Petistas Portadores de Deficiência, o cadeirante Xuxu foi eleito coordenador-geral do setorial, cargo que manteve até 2005. Atualmente, Xuxu permanecia ligado à coordenação do grupo, desenvolvendo do***entação com propostas de políticas públicas para o segmento, servindo como subsídio para parlamentares, executivos, direção partidária e militância.
Foto: Galeno Silva